Deu inveja ler esse título, né? Pois é, com cerca de 55% da população do país já vacinada, os organizadores confirmaram para 25 de junho a realização da Parada do Orgulho LGBT de Tel Aviv. O evento é um dos mais procurados entre os LGBTs do mundo e é o maior do Oriente Médio.
Leia também: Israel cria equipe multi-ministério para ajudar população trans
Mais de 250 mil pessoas comparecem na última edição, realizada em 2019 (ano passado a Parada do Orgulho LGBT de Tel Aviv foi cancelada por conta da pandemia). A primeira edição aconteceu em 1998 e atrai a cada ano mais participantes. Tel Aviv é uma espécie de bolha LGBT na região. Mesmo assim, ativistas se preocupam com a crescente presença de legisladores anti-LGBT no país.
Os eventos do orgulho em Tel Aviv-Yafo são uma tradição de longa data, centrada em uma mensagem de igualdade, aceitação e direitos humanos e civis.
Ron Huldai, prefeito, celebra o retorno da Parada do Orgulho de Tel Aviv
A Parada do Orgulho LGBT de Jerusalém, de menor proporção, ocorreu no início do mês sob forte esquema de segurança. Além da tensão atual gerada pela escalada na violência do conflito entre Israel e Palestina; desde 2015, quando um judeu ortodoxo esfaqueou um adolescente durante a marcha em Jerusalém, a segurança é uma constante preocupação.
A Parada é o ápice de uma série de celebrações que acontece na cidade de Tel Aviv ao longo do mês do orgulho LGBTI+. Para conferir o calendário, visite o site oficial do turismo de Tel Aviv.