Embora a homossexualidade não seja ilegal na Ucrânia, o país não é receptivo para a comunidade LGBTI+. Por isso, ativistas usaram drone para colocar a bandeira do arco-íris na principal estátua ucraniana.
A ação foi feita pela Dronarium Ukraine, que em sua página no facebook disse ser contraria a agressão contra a comunidade LGBTI+, que “consideram ser da Idade Média”.
Apesar do sentimento anti-LGTBI+ na Ucrânia, o voo do drone para colocar a bandeira do arco-íris na estátua Pátria Mãe foi bem sucedida, segundo os organizadores do protesto, por ter sido realizado sob a legislação atual e de acordo com as regras do Serviço de Estado em relação a drones.
Em 2017, um pequeno grupo de ativistas que tentava chamar a atenção para o crescente sentimento anti-LGBTI+ na Ucrânia foi violentamente atacado. A polícia que tentou intervir acabou sendo atacada também pelos extremistas. Desde então, as Paradas do Orgulho chegaram a ser proibidas no país e as que aconteceram recentemente foram sob forte esquema de segurança, em que muitos casos haviam mais policiais que participantes.
No início deste ano, Filaret, fundador da da Igreja Ortodoxa Ucraniana, disse em uma entrevista na TV que o coronavírus seria um castigo de Deus pelo pecado dos homens relacionados ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.