Um post no twitter chamou a atenção de muita gente. Professor, Doutor em economia e Cientista de dados, Thomas Conti compartilhou números que mostram que o número de mortes pro Covid no Brasil já ultrapassou o de mortes por AIDS no país.

Fica clara na comparação o tamanho do problema que estamos enfrentando. Afinal se compara o número de mortes por Covid, em pouco mais de um ano com a pandemia, com a soma de 39 anos de casos de mortes por AIDS.

Mas é preciso dizer que a fonte do professor – Indicadores e Dados Básicos de HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros do Governo Federal – considera o total de mortes por AIDS no Brasil apenas até 2019. Se levarmos em consideração os números do último ano, somados mais 14 meses e meio estaríamos em um numero próximo a 294 mil mortes por AIDS no país.

Segundo dados do consórcio de imprensa até ontem (16/03), ás 20h, o Brasil soma 282.400 pessoas por COVID. Com os números de morte diárias se aproximando de 3 mil, em menos de uma semana devemos ter efetivamente mais mortes por Covid no Brasil do que por AIDS em todos os tempos.

Analisados os números de mortes por Covid no Brasil (282.400) em relação ao número de infectados (11.609.601), chegamos a uma taxa de mortalidade de 2,43%. A mesma taxa da AIDS é dez vezes maior. Dos 999.737 casos de AIDS notificado até 2019, os 28.156 óbitos representam 28.12%.

A conclusão é que a facilidade do contágio da Covid é a principal responsável pelo número alto de mortes. Por isso, todas as ações para frear o aumento do número de casos é urgente.

O desabafo de Thomas teve um fator pessoal importante. Ele revelou ainda que é órfão da AIDS, pois perdeu o pai e a mãe para a doença. E sinalizou a importância do Brasil lidar bem com a pandemia atual: ” Se o Brasil tivesse lidado com a AIDS com descaso que lida com Covis, eu nasceria soropositivo. Não aconteceu”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *