A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil lançou hoje o Programa Fornecedores Diversos, um cadastro de empresas LGBT no país. O objetivo é facilitar o acesso de empreendedores LGBT de micro, pequeno e médio porte a negócios com grandes empresas e corporações.
Poderão se cadastrar de forma gratuita e online as empresas de qualquer área de atuação cujo capital societário seja em sua maioria (51% ou mais) de pessoas LGBTI+. Todas terão que passar pela aprovação da Câmara LGBT, com base em critérios já usados em todo o mundo.
O cadastro de empresas LGBT será então utilizado por grandes corporações que trabalham com a diversidade na cadeia de suprimentos, priorizando a contratação de empresas diversas para a prestação de serviço.
O programa foi inspirado em projetos internacionais similares feito por câmaras de comércio LGBTsde outro países com as quais a entidade tem acordo de cooperação. Em especial a NGLCC (Câmara Norte-Americana), pioneira no assunto e responsável por capacitar e incentivar as afiliadas globais a desenvolverem seus próprios programas de registro e certificação de negócios LGBT.
Nos Estados Unidos quase 2.000 empresas já estão no cadastro de empresas LGBT do país e são acessadas por mais de 300 companhias, além de governos estaduais e locais. A NGLCC é parceira e apoiadora do Programa Fornecedores Diversos da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.
Estamos neste processo e trabalharemos juntos nesta iniciativa e em seu crescimento futuro. Há muito tempo, esperávamos este lançamento porque a Câmara LGBT do Brasil é uma das principais afiliadas do NGLCC na região da América Latina e uma forte defensora do avanço econômico da comunidade empresarial LGBT residente no Brasil.
Justin Nelson, presidente e co-fundador da NGLCC, fala sobre a importância do Programa Fornecedores Diversos
O lançamento ocorre em momento oportuno. Com a pandemia da Covid, muitos LGBTs tiveram que forçadamente migrar para o empreendedorismo como única maneira de conseguir se manter. Agora, com o cadastro de empresas LGBT passarão a construir relacionamentos estratégicos, além de terem acesso a novos negócios, mercados e oportunidades de parceria.
A iniciativa da Câmara LGBT vai ao encontro da necessidade de contribuir para que o empresário LGBTI+ tenha acesso às oportunidades de negócios que sozinho dificilmente teria. Dará acesso a empresas, entidades e fundos governamentais que estão dispostos a trabalharem especificamente com esse segmento e com o objetivo de implementar políticas afirmativas aos empreendedores LGBTI+.
Pedro Melo, Diretor de Qualificação e Certificação da Câmara LGBT, fala do momento oportuno para o lançamento
A Câmara LGBT certificará as empresas com base na análise de documentos enviados através do Programa Fornecedores Diversos. Esse documento emitido pela Câmara LGBT, única entidade qualificada para promover esse tipo de projeto no Brasil, é que legitima as empresas para que sejam aceitas pelas grandes corporações como empresas LGBT.
Já existe um trabalho sendo desenvolvido por empresas dos mais variados segmentos que trabalham com a diversidade na cadeia de suprimentos e tem programas de mentoria, capacitação e até de suporte financeiro para contribuir com o crescimento de empresas comandadas por grupos que se enquadram nestes projetos.
É a diversidade e inclusão chegando na cadeia de valor com o propósito de impulsionar e dar oportunidades para pequenos negócios através da prestação de serviço e venda de produtos para grandes empresas.
Líder de Diversidade de Fornecedores para América Latina da Corteva Agriscience, Gisele Trovello lembra que a empresa já trabalha com outras entidades, como o Integrare e a WEConnect International, que atuam para aproximar grandes organizações de micro e pequenas empresas pertencentes a grupos de diversidade, como Afrodescendentes, PCDs, povos indígenas e mulheres. Ela celebra o cadastro de empresas LGBT brasileiras como uma forma de ampliar essa diversidade.
A Câmara LGBT Brasil agora entra para este time e nos ajudará com a inclusão das empresas do grupo LGBTI+. Com iniciativas como esta, esperamos avançar em nossa meta global de destinar, até 2030, 25% dos nossos gastos com fornecedores pertencentes a grupos da diversidade.
Gisele Trovello, da Corteva Agriscience, mostra que o Programa Fornecedores Diversos era aguardado pelo mercado
Para garantir o sucesso do programa, além de disponibilizar de forma gratuita o credenciamento de empresas LGBT brasileiras de micro, pequeno e médio porte; a Câmara LGBT tem acordo de cooperação com o o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, entidade que congrega mais de 100 grandes corporações. A ideia é fornecer dados para as que já trabalham com diversidade na cadeia de suprimentos e incentivar outras a aderir a esse tipo de ação.
Temos uma demanda de dezenas de grandes empresas brasileiras ou aqui instaladas que esperavam por este programa e que estão prontas e dispostas a inserir estes empresários LGBTI+ no seu hall de fornecedores.
Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT, fala da expectativa do mercado para o cadastro de empresas LGBT
Presidente da Câmara LGBT, Ricardo Gomes convida os empresários LGBTI+ de todo o Brasil e de todos os segmentos de negócios que se credenciem para que possam ser alcançados pelos departamentos de compras das grandes corporações. “As grandes empresas estão se filiando à Câmara LGBT e, em meados de abril, já vão acessar o cadastro das empresas que podem se credenciar, a partir de hoje”, explicou.