Durante toda a última temporada do De Férias com o Ex Brasil um dos assuntos mais debatidos nas redes sociais foi a cobrança sobre uma representatividade maior da comunidade LGBTI+. Rafa Vieria, primeiro gay a participar do programa, falou sobre o assunto em uma live exclusiva com nosso editor.

Consciente de que tanto ele quanto os outros três participantes gays do programa não simbolizam nem uma pequena parte da comunidade LGBTI+, Rafa quis aproveitar sua presença no programa para falar a respeito. Contudo, seu discurso no último jantar acabou não sendo mostrado pela edição.

A minha principal decepção com o programa foi não mostrarem esse discurso. Era a única questão de tudo que eu falei que queria que fosse mostrado.

Rafa Vieira esperava usar sua visibilidade no programa para fala mais sobre a diversidade da comunidade LGBTI+

Como Jarlles Gois já havia revelado, depois que todos os participantes fizeram seu discurso final, Rafa Vieria pediu novamente a palavra porque, segundo ele, sentiu necessidade de falar naquele momento sobre a realidade de outra parcela da comunidade LGBTI+ que não estava representada no programa. O preparador vocal disse inclusive que escolheu este momento para tocar no assunto por acreditar que iria ao ar: “Eu estava esperando discurso aparecer (no último episódio)”.

Após alguns participante héteros falarem sobre o quanto foi importante a participação de gays no programa, Rafa chamou a atenção que eles conviveram com uma parcela muito pequena da comunidade LGBTI+

Era legal ver que eles estavam refletindo sobre a nossa existência. Mas seria muito mais legal que eles percebessem que existe uma linha de frente que é muito mais vulnerável. Seria interessante que eles prolongassem o alcance para trans, afeminados…

Rafa Viera falou da importância de conhecer toda a diversidade da comunidade LGBTI+

O participante se disse chateado com a edição por não estender o privilégio da visibilidade que foi dado a ele para quem precisa com mais urgência ser visto. Rafa fez questão de lembrar que grande parte das pessoas LGBTI+ que morrem não são o padrão representado no programa.

Reconhecendo seus privilégios, Rafa afirmou que se sentiu “calado” quando quis dar mais visibilidade justamente para quem lutou para que ele pudesse estar em um programa de TV. “A gente sabe que a urgência é muita grande naquela ponta da bandeira que não é mostrada na TV”, comentou.

Por fim, o participante disse que apesar de ter adorado o discurso dos meninos sobre a aceitação ao amor entre dois homens – “Foi como um troféu de missão cumprida” -, ele acha que só valeria ter dado destaque a essas falas na edição se eles não tivessem falado essa outra parte ou se não tivesse sido cortada da edição.

Se deram espaço para os meninos falarem aquilo, porquê não deram espaço para esse discurso? O resultado foi, mais uma vez, o homem hétero, branco e cis com o lugar de fala, para mostrar o quanto ele é legal, sem preconceito.

Rafa Vieira critica corte de seu discurso no último episódio do De Férias com o Ex Brasil

Apesar disso, Rafa faz uma análise positiva da primeira edição do programa com participação de gays. Mas acredita que dava para ter explorado mais, principalmente mostrado a diversidade. “O primeiro passo foi dado. Que o próximo seja maior”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *