Apesar da aprovação da nova carteira nacional de identidade que passa a contar com espaço para “nome social”, a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) alerta que a obrigatoriamente dos campos “sexo” e “nome de registro” é excludente para pessoas trans.

Vai viajar? Faça a sua reserva de hospedagem através do banner e, sem pagar nada mais por isso, garanta a melhor opção e ajude a manter o GTF no ar.

Segundo a entidade, ao apresentar um documento com esses marcadores as pessoas trans tem alto risco de serem vítimas de violência. A ANTRA alerta que isso atingirá aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país.

Por isso, foi criado um abaixo-assinado convidando todas as pessoas a assinarem por um RG mais inclusivo e que garanta mais segurança à pessoas trans. O objetivo é apoiar a Ação Popular no 1008800-39.2022.4.01.3500, criada pela ANTRA, que questiona as mudanças do Novo RG instituído pelo Decreto 10.977/2022.

Pela vivência e voz marcante de Linn da Quebrada, o Doritos Rainbow lançou o movimento #RespeitaMinhaIdentidade que apoia o abaixo-assinado. O movimento faz parte da campanha que tem como objetivo dar protagonismo às pessoas Trans e provocar uma reflexão e conscientização sobre a liberdade e respeito à identidade de gênero, além do pertencimento do grupo dentro da sociedade.

Para isso a marca lançou uma campanha-manifesto, em uma co-criação com a AlmapBBDO e Raquel Virgínia, fundadora da startup Nhaí. O filme foi criado com pessoas Trans, do roteiro até a finalização do vídeo, para garantir que toda a narrativa seja conduzida sob a perspectiva de quem vivencia essa realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *