De hoje até 12 de fevereiro, realizadores de todo o país podem incluir suas obras de curta-metragem (entre 1 e 20 minutos) para a seleção do Pajubá – Festival de Cinema LGBT do Rio. O evento acontecerá online e de forma gratuita em março e 30 produções serão selecionadas para exibição.

O evento traz uma proposta de diálogo entre a linguagem audiovisual com a cultura LGBTI+ fluminense e brasileira, promovendo um espaço para difusão, reflexão, consciência e celebração de suas potencialidades.

As inscrições são através do site oficial do festival de cinema LGBT do Rio. Podem se inscrever obras de ficção e documentário finalizadas a partir do dia 1 de janeiro de 2018 e que preencham ao menos um dos seguintes requisitos: abordagem de temáticas voltadas para a diversidade sexual e de gênero, personagens LGBTI+ como protagonistas e direção de pessoas da comunidade.

Haverá ainda uma eleição pelo público e um júri técnico para categorias como melhor filme, atuação e prêmio especial. Os mais votados ainda receberão os filmes em formato de acessibilidade. Serão três mostras competitivas: Brasil Ficção, Brasil Documentário e Regional Fluminense, voltada para promover exclusivamente criadores do estado do Rio de Janeiro.

Criado, planejado e executado por 28 profissionais de minorias sociais, o 1º Pajubá – Festival de Cinema LGBT do Rio de Janeiro foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, que usa recursos do Fundo Nacional de Cultura e acontece com o patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento é uma realização da Cinetrupe Produções em parceria com a Um Silva Cultura e Conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *