Hoje (11/03) será feita a primeira reunião do Comitê de Diversidade da WTM Latin America. O Diretor Geral Simon Mayle convidou sete profissionais para formar o grupo: Adriana Cavalcanti, Carolina Stolf, Clovis Casemiro, Mariana Aldrigui, Ricardo Gomes, Rogéria Pinheiro e Wellington Melo.

Vai viajar? Faça a sua reserva de hospedagem através do banner e, sem pagar nada mais por isso, garanta a melhor opção e ajude a manter o GTF no ar.

“Além de gerar negócios e oportunidades de networking, conexão e relacionamento, A WTM Latin America promove ampla reflexão e uma rica troca de ideias”, explicou Simon reforçando que “a criação do Comitê surgiu a partir dessa inquietude e da nossa vontade de atuar de forma organizada e efetiva na temática da diversidade e inclusão no turismo”.

Para Mariana Aldrigui, professora e pesquisa em Turismo na USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), “a discussão de diversidade é fundamental para que possamos traçar estratégias necessárias na formação do profissional dos próximos anos”. E é pensando no futuro que diretora Regional de Vendas de Hotéis Luxury, Lifestyle & Premium América do Sul da Accor, Carolina Stolf, comentou que “a diversidade é uma ferramenta poderosa de transformação, e no momento o setor de turismo precisa se reinventar, se transformar, para sobreviver e voltar a produzir de forma sustentável”.

Entre os objetivos já estabelecidos, o Comitê de Diversidade vai 1) reunir grandes mentes para mergulhar a fundos nas discussões sobre D&I na indústria do turismo; 2) ouvir e refletir sobre os conteúdos mais atualizados para encontrar novos caminhos; 3) discutir e compreender as reais necessidades comportamentais do mercado para sermos cada vez mais assertivos na criação de estratégias; 4) ampliar o pensamento coletivo do público sobre a importância desta pauta; e 5) continuar expandindo nossas mentes em busca de alternativas para um mundo mais justo de se viver.

Para Adriana Cavalcanti, empreendedora e Conselheira da WTM Latin America, “quando toda cadeia de valor do turismo entender que ESG se pratica – tem que sair do papel para ser incorporado à cultura organizacional –, todo ecossistema de negócios se transformará traduzindo o desejo de todos os stakeholders, aí inseridos a sociedade, clientes e investidores”.

Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil lembra a importância do turismo na transformação da sociedade. “Historicamente, o turismo tem sido importante para a construção de uma sociedade mais diversa. No entanto, precisamos acelerar este processo com ações e proposituras afirmativas envolvendo toda cadeira produtiva do turismo e seus atores”, afirmou. Mas, Clóvis Casemiro, coordenador de Membros Brasil, Portugal e América do Sul da IGLTA acredita que “o preconceito arraigado em nossa sociedade será o grande desafio do Comitê de Diversidade da WTM Latin America”.

Fundadora e mentora da RP Travel & Business Education, Rogéria Pinheiro destacou que “grandes médias empresas vêm a passos lentos criando iniciativas, mas ainda são núcleos fechados”. Por isso Wellington Melo, diretor-geral do Hotel Unique acredita que é preciso “trazer o que foi definido no papel e nas discussões para o dia-a-dia, com estratégia para gerar um processo de mudança”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *