Justo quando comemoraria 50 anos, a San Francisco Pride é cancelada. A decisão tomada pelos organizadores da Parada do Orgulhos LGBTQ+ foi anunciada agora há pouco em um comunicado oficial. Ainda sem explicar muito, a San Francisco Pride anunciou que encontrará outras formas de comemorar este ano histórico.
Um ano após a Revolta de Stonewall, algumas cidades norte-americanas marcaram a data com uma marcha pelas ruas da cidade. Nasciam assim as primeiras paradas gay do mundo e San Fracisco foi uma das cidades a receber protestos. Por conta disso, a San Francisco Pride comemora em 2020 os 50 anos de história na luta pelos direitos da comunidade LGBTQ+.
Infelizmente, assim como outros eventos LGBTQ+ pelo mundo (clique no link para saber mais), a San Francisco Pride foi cancelada. Os organizadores do evento marcado inicialmente para 27 e 28 de junho vinham estudando a manutenção da data ou outras alternativas. Hoje (14/04) decidiram pelo cancelamento por conta dos riscos à saúde pública ao reunir uma multidão para a realização da San Francisco Pride. Mais de 1 milhão de pessoas eram esperadas para a edição de 2020, por conta dos 50 anos do evento.
Sabemos o que a San Francisco Pride significa para a cidade e o mundo. Também sabemos que esta decisão significa frustração e cancelamentos. Mas proteger a saúde de nossa comunidade é o mais importante.
Carolyn Wysinger, presidente do conselho da San Francisco Pride
No anúncio, ainda sem dar mais detalhes, os organizadores afirmaram que buscarão maneiras novas e criativas de celebrar o orgulho LGBQT+. O anúncio será feito nas próximas semanas e meses. Mas a San Franciso Pride já anunciou que participará do Virtual Global Pride, evento que reunirá online Paradas do Orgulho LGBTQ+ do mundo inteiro no dia 27 de junho.