O Rio de Janeiro recebe entre os dias 29 de abril e 01 de maio o Presença Festival, evento que é uma grande celebração à diversidade, equidade e inclusão. As apresentações acontecem em três espaços na cidade: Circo Voador, Teatro Rival Refit e Centro de Movimento Deborah Colker.
“Desde os shows musicais, até às oficinas e bate-papos, o tema da diversidade permeia todo o festival, que surgiu de uma inquietação pessoal em sentir que precisava contribuir de alguma forma para o fim do preconceito contra quem é LGBTQIA+. Não só com a comunidade LGBTQIA+, mas com pessoas pretas, com mulheres em geral, com pessoas com deficiências e outros grupos e pessoas minorizadas socialmente”, explica José Menna Barreto, idealizador do Presença Festival. O evento tem ainda curadoria dos artistas Dandara Mariana e Caio Braz.
A programação do Presença Festival começa em 29 de abril, no Circo Voador, a partir das 21h. A DJ Tamy Reis, expoente da cultura black music carioca, abre o Presença Festival. Em seguida, a cantora baiana Larissa Luz faz o primeiro ato dos shows, mostrando o seu novo trabalho “Deusa Dulov (Vol. 1)”. Headliner da noite, o cantor Rincon Sapiência mostrará o seu novo trabalho “O Peso das Barras”, com participação especial da rapper Tássia Reis. O encerramento da noite será com o grupo Samba Que Elas Querem, roda organizada por mulheres musicistas que nasceu de um desejo de protagonizar o sexo feminino no cenário do samba carioca.
Nos intervalos dos shows, o coletivo artístico-literário Slam das Minas fará apresentações de batalha de poesia autoral. Além da música, os frequentadores do Circo Voador poderão conferir a exposição de fotografias do “Projeto Identidade”, apresentado pelo BNY Mellon.
No dia de 30 de abril é a vez da celebração à cultura Ballroom carioca. O Teatro Rival Refit será o local que receberá o Presença Ferve Ballroom, com o tema Disco Elegance Mainstream Ball. Além das performances, haverá também apresentações dos DJs Gui Serrano, Fernanda Fox e Pambelli. Urias será o show principal da noite, e trará toda sua irreverência e sonoridade únicas para o Teatro Rival Refit.
O Presença Festival será encerrado no dia 01 de maio com o Mundo Presença, no Centro de Movimento Deborah Colker, na Gávea. Neste dia, haverá oficinas gratuitas de dança (Afro, Stiletto, Vogue), música (Carimbó, Xequerê e Ganzá), literatura, entre outras, além de uma feira de gastronomia e arte, assinada pelo Mercado Livre.
Uma exposição também será montada, onde trabalhos de artes visuais de artistas da vanguarda da arte carioca serão apresentados, entre eles Edu Ribeiro, Rafa Moreira e Clara Rio Branco. Profissionais mulheres renomadas e representativas estarão entre as ministrantes das atividades, como na Oficina de Roteiro com Luh Maza, a primeira roteirista trans negra da TV brasileira, e no Masterclass Cinema Negro Feminino, a ser dado por Rosa Miranda, primeira mulher negra, no Brasil, a se formar em licenciatura no curso Cinema & Audiovisual da Universidade Federal Fluminense.
O dia também terá a exibição dos curtas-metragens “Simples Assim”, de Felipe Cabral, diretor e idealizador do FESTU (Festival de Teatro Universitário), “Sem Asas”, com direção de Renata Martins, e “Tea for two”, de Julia Katharine. O roteirista e as duas diretoras irão se reunir para um bate-papo cujo tema é “Cinema e Representatividade” para falarem sobre a importância da representatividade no mercado audiovisual.
Mais informações e venda de ingressos no site oficial do Presença Festival.