Será inaugurado um memorial para vítimas da AIDS em Londres ainda este ano. Apesar do design ainda não ter sido definido, o local será na Tottenham Court Road, no bairro de Candem.
A ideia é que a estátua fique próximo a onde funcionava o Hospital Middlesex, onde a primeira unidade de AIDS do Reino Unido foi inaugurada pela Princesa Diana em 1987. Foi neste local que Lady Di fez um dos gestos mais importantes na época para diminuir o preconceito sobre os soropositivos, ao dar as mãos a um paciente internado.
Leia também: Como um aperto de mão da Princesa Diana marcou a luta contra a AIDS
Naquela época pouco se sabia a respeito da AIDS. A doença era cercada de preconceito e muitos acreditavam que o vírus podia ser transmitido pelo toque. “O HIV não torna as pessoas perigosas. Então você pode apertar as mãos e dar um abraço neles. Deus sabe como eles precisam”, afirmou na época a Princesa Diana.
O grupo de campanha AIDS Memory UK afirma que a inauguração deverá se próxima ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, em dezembro. O ativista Ash Kotak disse à BBC que o memorial para vítimas da AIDS em Londres será um lembrete de que a “luta para acabar com a AIDS em todo o mundo continua”.