Estreia no próximo dia 21 de novembro, em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Curitiba, o documentário “Bixa Travestia”, que tem como foco a cantora, atriz e performer Linn da Quebrada.
Dirigido por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, com produção do Canal Brasil e distribuição da Spcine e da Arteplex Filmes, o documentário sobre Linn da Quebrada ganhou prêmios no mundo todo, entre eles o Teddy Award de melhor documentário no Festival de Berlim, a melhor direção no Festival de Cartagena, e o de melhor longa do júri popular e melhor trilha sonora no Festival de Brasília.
Nascida na periferia da zona leste paulistana, Linn da Quebrada é uma grande expoente da cena musical da cidade. No filme, ela trata de assuntos contemporâneos de uma forma original e usa o próprio corpo como arte. O longa vai além dos registros dos shows e bastidores deles: cenas em um estúdio de rádio, na própria casa e na de amigos, no hospital tratando um câncer, nas ruas e em banheiros revelam a personagem em registros íntimos e afetivos.
Achamos importante que ela pudesse decidir como seria ‘retratada’. Juntos desenvolvemos um roteiro que atravessa as bordas do cinema documental, utilizando elementos ficcionais para o filme.
Claudia Priscilla e Kiko Goifman, diretores de “Bixa Travesty”
No dia da estreia de “Bixa Travesty” (21/11), haverá sessões com debates nas principais capitais: Claudia Priscilla, Kiko Goifman e Linn da Quebrada falam em São Paulo, Indianare Siqueira e Leonardo Peçanha conversam com o público no Rio de Janeiro, Letícia Lanz e Cesar Almeida em Curitiba, Symmy Larrat e Thiffany Odara em Salvador e Amara Moira e Anna Tulie em Brasília.
Esse lugar que eu tô, essa invenção, é o lugar que eu chamo de bixa travesti. É uma travesti, é feminino, mas também tem um lugar de bixa, que não é uma mulher
Linn da Quebrada, artista que é o foco do documentário
Nesse mesmo dia o documentário sobre Linn da Quebrada também será exibido no CEU Aricanduva, no CEU Butantã, no CEU Caminho do Mar, no CEU Jaçanã, no CEU Perus, no CEU Quinta do Sol e no CEU Vila Atlântica com entrada franca. Nos demais cinemas os ingressos custarão R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).