Há exatos 90 anos nascia Harvey Milk. O ativista gay é um dos personagens mais importantes na luta pelos direitos da comunidade LGBTI+, por isso o dia 22/05 é conhecido como Harvey Milk Day. Primeiro homem abertamente gay a ocupar um cargo público na Califórnia, Milk também tem ligação com o maior símbolo da comunidade: a Bandeira Rainbow, ou a Bandeira do Orgulho LGBT.
Até 1978 o movimento gay não tinha um símbolo próprio. Nas primeiras Paradas do Orgulho LGBTI+ da história, após a revolta de Stonewall, o mais comumente utilizado era o triângulo rosa, que anteriormente era usado pelos nazistas para identificar os gays nos campos de concentração.
O uso de um símbolo carregado de uma imagem negativa incomodava Harvey Milk. Foi então que em 1979, após ser eleito supervisor de San Franciso (algo como vereador), Milk pediu ao amigo Gilbert Baker a criação de um novo símbolo, que significasse a luta da perseguição que a comunidade LGBTI+ sofria, mas também traduzisse a alegria, felicidade e o amor.
A inspiração veio da bandeira norte americana, com suas treze faixas, e da bandeira da raça humana, que tinha cinco faixas nas cores vermelha, branca, marrom, amarela, preta. Reunindo um grupo de artistas, Baker produziu então a primeira bandeira rainbow, originalmente conhecida como bandeira gay e que se tornou na Bandeira do Orgulho LGBT.
Curiosamente a primeira bandeira gay tinha oito cores em faixas, sendo que cada cor tinha um significado: o rosa era o sexo, o vermelho simbolizava a vida, laranja era cura, amarelo para homenagear a luz do sol, verde para a natureza, turquesa era a arte, índigo significava serenidade e violeta o espírito.
Foi então, na Parada Gay de San Fransicso de 1978 que a Bandeira Gay foi usada pela primeira vez. Isso ocorreu meses antes do assassinato de Harvey Milk, que chegou a discursar diante da bandeira no evento. A morte do ativista acabou transformando a bandeira no maior símbolo da comunidade e futuramente passou a ser nomeada como Bandeira do Orgulho LGBT. A demanda pela bandeira rainbow pós morte de Milk fez com que surgisse a versão atual (com as cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo), pela dificuldade de produção.