Estreia no próximo mês (30/06) na HBO Max um documentário que revela a perseguição gay na Russia. “Welcome to Chechnya”, dirigido pelo indicado ao Oscar, David France, mostra em entrevistas e imagens documentais como os gays são tratados na Chechênia.
Os primeiros relatos de perseguição gay na Rússia ganharam força em 2017 e revelaram que pelo menos 100 gays foram espancados, aprisionados, torturados ou mortos nesta região do país, embora o documentário fale em dezenas de milhares de vítimas.
Quando as notícias começaram a se espalhar, uma rede de ativistas foi formada para retirar possíveis vítimas da perseguição gay na Rússia. É focando no trabalho de uma dessas organizações – Rainbow Railroad – que o documentário da HBO apresenta a história. Eles foram responsáveis por arrumar documentos e coordenar viagens para as vítimas fugirem da Chechênia.
O trailer (confira abaixo) revela não só as entrevistas com as vítimas, mas também as risadas indiferentes de Ramzan Kadryov, o líder tirano da Chechênia, quando perguntando a respeito da perseguição gay na Rússia. “Isso é sem sentido. Não temos esse tipo de pessoa aqui”, disse.
Em setembro do ano passado, autoridades europeias tentaram adotar novas pressões para forçar o fim desses crimes. Embora o Conselho da Europa tenha chamado a atenção para o problema, na prática muito pouco pode ser feito. Acredita-se que a perseguição gay na Rússia continue acontecendo e a equipe por trás do documentário da HBO começou uma campanha para exigir mudanças na região.