Na última sexta (12/06) o casamento homoafetivo na Suíça avançou um importante passo para se tornar legal. O país normalmente é mais tradicional do que os outros europeus em avanços da comunidade LGBTI+.
Atualmente o país garante apenas a união estável ao casais do mesmo sexo. Mas, o Conselho Nacional da Suíça aprovou o casamento homoafetivo pelo amplo placar de 132 votos a favor, 52 contra e 13 abstenções.
Apesar de celebrada pelos ativistas, a esmagadora vitória na Câmara Baixa ainda não significa a conquista do direito ao casamento homoafetivo na Suíça. O projeto agora será enviado à Câmara Alta (Conselho de Estados), onde a votação não deve acontecer até o fim do verão europeu. Depois ainda terá que ser aprovada por um referendo, ainda sem data.
De qualquer forma o momento é propício, já que em fevereiro o país aprovou em votação popular uma lei anti-homofobia. Se aprovado, o projeto de lei trará ainda direito a adoção e o acesso a doação de esperma. Este último ponto enfrenta resistência do Partido Partido Democrata Cristão que condiciona seu apoio ao casamento homoafetivo na Suíça a retirada da possibilidade de lésbicas acessarem a doação de esperma.