A operadora TIM oferece para todos, clientes ou não, um aplicativo que alerta sobre termos LGBTfóbicos quando usado pelo usuário. O app já existe desde novembro de 2020, focado em termos racistas, e agora ampliou a lista de expressões que não devem ser utilizadas.
O Teclado Consciente TIM alerta os usuários sobre o uso de palavras e expressões discriminatórias em seu dia a dia, explica a origem e sugere substituições.
Lançado inicialmente para alertar sobre expressões racistas, tais como denegrir”, “lista negra” ou “cor do pecado”; ele foi atualizado agora para incluir termos LGBTfóbicos, como “sapatão”, “baitola” e “traveco”. Ao todo são aproximadamente 500 expressões que não devem ser mais usadas por ser consideradas LGBTfóbicas.
Tivemos um time formado por pessoas LGBTI+ trabalhando nessa nova versão do Teclado Consciente, justamente para que todas as pessoas entendam que palavras e expressões discriminatórias, por mais que usadas de forma involuntária, podem machucar e alimentar o preconceito arraigado na sociedade
Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM, fala sobre a atualização do aplicativo
Para usar o aplicativo não é preciso cliente da TIM, basta baixar o app na App Store ou Google Play. A ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação. Ao assinalar uma palavra inadequada, o usuário pode clicar em cima e o app explica porquê são considerados racistas e LGBTfóbicos e oferece opções para a sua substituição — tal como um corretor ortográfico social.
Entenda melhor vendo o vídeo abaixo: