O assunto chega a ser cansativo nos últimos tempos. Mas, mostrando claramente que pouco aprendeu com todo o debate recente, o novo livro de JK Rowling promete acentuar o debate sobre a trasnfobia da autora.
No review prévio ao lançamento feito pelo The Telegraph, “Troubled Blood” é descrito como um “livro cuja moral parece ser: nunca confie em um homem em um vestido”. Junto com as recentes declarações, a transfobia de JK Rowling parece ter ganho mais um capítulo, embora não seja a primeira vez que ela publica algo desse tipo.
O novo livro de JK Rowling é o quinto da série Cormoran Strike, escrita sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Já o segundo da série foi duramente criticado pela representação de um personagem trans descrito como “instável e agressivo”. Em “The Silkworm” JK Rowling descreve em detalhes o pomo de adão e as mãos da personagem Pippa para colocar na fala do policial que “a prisão não será divertida”.
Leia também: Fã trans escreve carta para autora de Harry Potter
Em seu review, Jake Kerridge chega a questionar como a publicação será aceita após toda a polêmia recente em torno da transfobia de JK Rowling.
É de se perguntar o que os críticos da postura de Rowling sobre as questões trans vão achar do livro
Autor questiona como o novo livro de JK Rolwing será recebido pela comunidade LGBTI+
Em 2018, revisando “The Silkworm”, a jornalista trans Katelyn Burns escreveu: “É um pensamento muito comum, embora insultoso, sobre as mulheres trans que elas são agressivas e incapazes de superar sua natureza masculina”. Katelyn ainda lembrou que virou comum para autores cisgênero com pouco conhecimento sobre pessoas trans colocarem sempre como um vilão.