Antes de continuar lendo, destacamos que essa matéria tem spoiler sobre uma parte importante da última temporada de 13 Reasons Why. Se você preferir, deixe pra ler depois de assistir a série.
Aclamada por fãs e crítica pro debater temas importantes, com destaque para o suicídio, 13 Reasons Why está sendo duramente criticada nas redes sociais. É que um dos personagens principais da série morre e o último episódio, ao mostrar a causa, estaria prestando um desserviço.
Logo no início da quarta e última temporada de 13 Reasons Why, um flashforward para um funeral deixa os expectadores curiosos para saber quem é e como o personagem morreu. Após muito mistério, a série revela que Justin Foley (Brandon Flynn), que vence inclusive uma nova recaída às drogas, morre de AIDS. O personagem, que teria sido infectado enquanto estava sem teto, usando drogas e trabalhando na prostituição para sobreviver, desmaia na formatura, sendo levado ao hospital onde é diagnosticado com o vírus HIV.
Apesar da trama deixar subentendido que o diagnóstico foi tardio, levando ao surgimento de complicações neurológicas e respiratórias, muitos fãs estão criticando a última temporada de 13 Reasons Why, que segundo eles ajudaria no preconceito com quem é soropositivo (veja abaixo um exemplo). Os fãs destacam que hoje em dia o diagnóstico não é mais sentença de morte e que apresentar dessa forma em uma série juvenil pode gerar ainda mais preconceito e desinformação.
#13ReasonsWhy producers had an amazing opportunity to teach people that HIV is no longer a death sentence. Instead, they chose to kill Justin off, after they gave him the biggest character development???
— Nicole (@coleeyolee) June 7, 2020
Por outro lado, há quem acredite que a morte do personagem pode ensinar muito aos jovens sobre o risco da doença. Especialistas afirmar que o não medo da morte por AIDS na nova geração é um dos problemas no aumento do número de infectados.
Daniel Lima, autor do E-Book e documentário “Positivei”, lembra que só em 2018 mais de 770 mil pessoas morreram de doenças ligadas ao HIV no mundo. Segundo ele, a falta de acesso a informação, principalmente pro jovem, leva muitos a procurarem ajuda somente quando já surgem os sintomas.
Se por um lado a morte do personagem pode reforçar a ideia que o diagnóstico é uma sentença de morte, também alerta para a importância do diagnóstico precoce, que é quando se consegue ter sucesso no tratamento.
Daniel Lima comenta a polêmica da última temporada de 13 Reasons Why
Para Daniel a série poderia ter se aprofundado mais no assunto e destacar que o diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos como a PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição) são importantes para evitar mortes.