No programa Conversa com Bial da última quinta (20/05) o entrevista foi Ronaldinho. Se falou muito sobre os problemas do ex-jogador com drogas, mas o que chamou a atenção das redes sociais foi a parte sobre o episódio em que Bial e Ronaldinho foram transfóbicos ao comentar o acontecimento em 2008, quando Ronaldinho se envolveu com travestis.

A transfobia é evidente desde a pergunta de Pedro Bial, ao usar pronome masculino para se referir a travestis: “Dez anos depois, você quer me explicar o que aconteceu na história com OS três travestis? (SIC)”. A pergunta de forma isolada poderia der sido um deslize do apresentador, embora o mesmo tenha recentemente entrevistado Linn da Quebrada e ter sido apresentador do BBB quando tivemos a participação de Ariadna, mas a sequência da conversa mostra que o jornalista trata travestis com desrespeito.

Bial chega a insinuar que Ronaldinho teria saído com travestis para chamar a atenção. “Você estava de alguma maneira precisando pedir ajuda”, questionou o apresentador. O fato é gravíssimo, pois passa a impressão que não é possível Ronaldinho ter se relacionado com travestis por opção.

Leia também: No limite – Ariadna dá aula sobre privilégios para Íris

A resposta imediata de Ronaldinho deixa claro a transfobia, quando ele afirma que estava precisando de ajuda psicológica na época, dando a entender que se tivesse o fato não teria acontecido. Bial nesse momento solta uma gargalhada, dando a nítida impressão que concorda com o ex-jogador.

Na continuidade, Ronaldinho deixa claro que, tanto tempo depois, ainda continua tratando o episódio de uma maneira errada. Ele associa o fato de ter saído com travestis com um problema relacionado ao uso abusivo de álcool.

Duas pessoas com tanto alcance precisam ser mais responsáveis ao tocar no assunto. Colocar o relacionamento com travesti como algo negativo o tempo inteiro é inadmissível. A imagem que fica após a entrevista é que se relacionar com uma travesti é algo errado, negativo e causado por problemas psicológicos ou pelo consumo de álcool.

Imediatamente, surgiram posicionamentos duros nas redes sociais criticando a transfobia de Pedro Bial e Ronaldinho durante o programa. Entrevistada no mesmo programa Linn da Quebrada chamou a postura do apresentador de inadmissível.

Até a publicação dessa matéria, Pedro Bial e Ronaldinho não se manifestaram em suas redes sociais sobre as críticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *