Organizadores do Oscar anunciaram hoje que será necessário mais diversidade para a categoria de Melhor Filme. Bastante criticada nas últimas edições, a maior premiação do cinema mundial finalmente reagiu e entendeu a sua importância para transformar a indústria cinematográfica, tornando-a mais inclusiva.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que a partir de 2024 um filme que pretende concorrer a principal categoria da noite terá que atender dois de quatro padrões criados com base nos utilizados pela Academia Britânica de Prêmio de Cinema e Televisão (BAFTA), mas adaptados para as necessidades específicas dos organizadores do Oscar.
Change starts now. We’ve announced new representation and inclusion standards for Best Picture eligibility, beginning with the 96th #Oscars. Read more here: https://t.co/qdxtlZIVKb pic.twitter.com/hR6c2jb5LM
— The Academy (@TheAcademy) September 9, 2020
Apesar de não ser impeditivo para a seleção em 2022 e 2023, a diversidade para a categoria de Melhor Filme já será considerada. Para isso, será necessário o envio de todos os aspirantes ao prêmio de um formulário confidencial dos Padrões de Inclusão da Academia.
As medidas devem ser ampliadas para refletir nossa população global diversificada, tanto na criação de filmes quanto no público que se conecta a eles. A Academia está empenhada em desempenhar um papel vital em ajudar a tornar isso uma realidade.
David Rubin , presidente da Academia, responsável pelo Oscar
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A CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Dawn Hudson acredita que esses padrões de inclusão serão um catalisador para uma mudança essencial e duradoura no setor cinematográfico. Confira abaixo os quesitos que exigirão diversidade para a categoria de Melhor Filme do Oscar.
Padrão A: Representação na tela
O filme deverá atender um dos critérios: pelo menos um dos atores ou coadjuvantes significativos terão que ser de um grupo racial ou étnico sub-representado; ou pelo menos 30% de todos os atores em papéis secundários e mais secundários terão que ser de pelo menos dois grupos sub-representados (grupo racial ou étnico, mulheres, LGBTI+, PCDs); ou o enredo principal, tema ou narrativa do filme ser centrado em grupo sub-representado (grupo racial ou étnico, mulheres, LGBTI+ ou PCDs).
Padrão B: Liderança criativa e equipe de projeto
O filme deverá atender um dos critérios: Pelo menos dois dos cargos de liderança criativa e chefes de departamento (diretor de elenco, cinematógrafo, compositor, figurinista, diretor, editor, cabeleireiro, maquiador, produtor, desenhista de produção, decorador de cenário, som, supervisor de efeitos visuais e escritor) terão que ser de grupos sub-representados (grupo racial ou étnico, mulheres, LGBTI+ ou PCDs) e pelo menos uma dessas posições deve pertencer ao seguinte grupo racial ou étnico sub-representado; ou pelo menos seis outras pessoas da equipe e cargos técnicos (excluindo Assistentes de Produção) terão que ser de um grupo racial ou étnico sub-representado; ou pelo menos 30% da equipe terá que ser da equipe do filme é dos seguintes grupos sub-representados (grupo racial ou étnico, mulheres, LGBTI+ ou PCDs).
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Padrão C: Acesso a oportunidades da indústria
O filme terá que atender todos os critérios: A empresa de distribuição ou financiamento do filme pagou aprendizagens ou estágios para pessoas que são dos seguintes grupos sub-representados (grupo racial ou étnico, mulheres, LGBTI+ ou PCDs); os principais estúdios e distribuidores são obrigados a ter estágios remunerados e contínuos para grupos sub-representados (grupo racial ou étnico, mulheres, LGBTI+ ou PCDs) na maioria dos seguintes departamentos: produção/desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, efeitos visuais , aquisições, negócios, distribuição, marketing e publicidade; os pequenos estúdios e distribuidores independentes devem ter um mínimo de dois estagiários dos grupos sub-representados acima em pelo menos um dos seguintes departamentos: produção / desenvolvimento, produção física , pós-produção, música, VFX, aquisições, negócios, distribuição, marketing e publicidade; e a empresa de produção, distribuição e financiamento do filme oferece oportunidades de treinamento ou trabalho para pessoas dos grupos sub-representados (grupo racial ou étnico, mulheres, LGBTI+ ou PCDs).
Padrão D: Desenvolvimento de público
O filme terá que atender o critério: O estúdio ou empresa de cinema ter vários executivos seniores internos dos grupos sub-representados ( grupo racial ou étnico, mulheres, LGBTI+ ou PCDs) em suas equipes de marketing, publicidade e distribuição.