Jogos online com jogadores apostando em tempo real, games que valorizam a diversidade e eSport abrindo espaço para a comunidade LGBT. Ainda existe muito a ser feito quando o assunto é diversidade e inclusão, mas nós aqui do Gay Travel And Fun adoramos ver essa representatividade tomando forma cada dia mais! 

Com a quarentena por conta da pandemia do novo Coronavírus, uma das melhores maneiras de passar o tempo em casa é aproveitar os sites de apostas online para tentar a sorte virtualmente, apostando seu dinheiro e, quem sabe, lucrando muito com um belo palpite certeiro ou games que de muito empolgantes costumam durar horas permitindo um prolongado entretenimento em qualquer parte do planeta através do seu console, celular ou computador.

Inclusão

O número de empresas e pessoas que valorizam a importância da inclusão tem crescido, e muito, nos últimos anos. A PlayStation, em 2017, ao patrocinar a Parada do Orgulho LGBT de Londres (Pride London) deu um passo muito importante na direção da inclusão. Já em 2018, a empresa explorou nos cenários do game Spider-Man, lançado para PlayStation 4, um dos símbolos mais emblemáticos do movimento LGBT, a bandeira arco-íris – espalhadas por toda a cidade do “amigo da vizinhança”. 

E, no ano passado, seguindo seus planos para promover a inclusão e a igualdade no universo de games, a empresa disponibilizou um tema gratuito de PS4 para celebrar o mês do Orgulho LGBT. O Pride Theme muda a aparência do fundo e do PlayStation Dynamic Menu e o deixa com as cores da bandeira arco-íris.

Em um mundo repleto de preconceitos, cada vez mais empresas desenvolvedoras estão enxergando a importância dos jogos na representação da diversidade, seja étnica, sexual ou cultural, usando a arte digital para contar essas histórias e possibilitando que personagens de jogos sejam importantes no processo de aceitação de muitos.

apostando_01, diversidade

Representatividade 

Já a Casa Florescer —  local especializado no abrigo de mulheres transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade social — auxiliou o time de desenvolvedores do estúdio PugCorn a criar o jogo Florescer (sobre mulheres trans), que contou com a ajuda das meninas do abrigo em todo o processo.

Em Florescer, os jogadores acompanham a história de Bia, uma adolescente trans vivendo seu dia-a-dia. O game apresenta mecânicas de exploração e contemplação, que mostra como é a vida da protagonista para o jogador e as dificuldades que ela enfrenta todos os dias – e essa realidade mostrada no jogo é chocante. 

Isso acaba sendo um dos pontos mais positivos do jogo, por que conscientiza o jogador que esses problemas existem e pelo apelo social enorme que apresenta. Se quiser experimentar Florescer, o jogo está disponível gratuitamente no site da PugCorn (pugcorn.itch.io/florescer) e roda tanto no Windows quanto em dispositivos Android.

Apostando na união para combater a LGBTfobia

A comunidade LGBT tem se unido e vem ganhando cada vez mais força para se assumir publicamente. E conta com o apoio de alguns desenvolvedores que nos últimos anos têm apresentado com mais frequência no mundo dos eSports personagens LGBT. 

É o caso de Varus, do jogo League of Legends, que foi o primeiro personagem gay do game. A Riot, empresa detentora da franquia divulgou em novembro de 2017 a história onde o personagem assumiu ser gay. Também em 2017, uma atualização feita em “Mass Effect: Andromeda” agregou diversidade na criação dos personagens e possibilitou a criação de uma categoria de romance gay para protagonistas masculinos. O jogo conta com personagens gays, lésbicas, bissexuais e pansexuais. 

Muitos tipos de preconceitos ainda são bem presentes em fóruns e grupos de jogadores, com debates que não podem ficar apenas no campo virtual. O grupo do Facebook League Of Divas, que reúne mais de 119 mil inscritos, é um bom exemplo. 

São jogadores amadores, homens, mulheres, principalmente membros da comunidade LGBT, apresentando discussões sobre League Of Legends: personagens, partidas, sobre as mudanças no jogo, e também o quanto o papel das empresas desenvolvedoras de games se torna importante na promoção da inclusão de um pensamento igualitário e representativo dentro desse universo.

apostando_02, diversidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *