Pela primeira vez será comemorado o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+. Em uma iniciativa da Câmara de Comércio LGBT da Argentina, a próxima segunda (10/08) será marcada cerimônias, declarações e atividades relacionadas ao tema.
Apesar de ser uma iniciativa criada na Argentina, o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ já conta com apoio de outros países, como o Brasil (através da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil), Canadá, EUA, Espanha, Costa Rica, Paraguai, Uruguai, Israel, Itália e Reino Unido.
Para este ano o tema escolhido foi “Solidariedade hoje, para viajar amanhã”, em virtude da pandemia da Covid-19. Pesquisas revelam que este ser um dos segmentos mais importantes para a retomada do turismo.
Leia também: Argentina reafirma seu compromisso com o turismo LGBTI+
A partir deste ano, todo 10 de agosto será comemorado o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ para conscientizar às pessoas da importância de tornar o turismo uma atividade mais inclusiva. A ideia é sempre nesta data criar o debate para tornar o turismo LGBT mais acessível em todo o planeta.
A data também irá homenagear o “The Address Book“, primeiro guia de turismo LGBTI+ que se tem registro na história. Criado em 1965 por Bob Damron, foi um projeto pioneiro do meio e pôde ser considerado como uma verdadeira ponte que conectou esse público às experiências de viagens seguras, pois, assim, os viajantes puderam chegar aos destinos sem preocupação e ainda com uma recepção calorosa e genuína.