A última madrugada podia ficar marcada como a do primeiro beijo gay masculino na história do Big Brother Brasil, mas a saída de Lucas do BBB 21 expôs a bifobia e poderá refletir no aumento do cancelamento de pautas importantes.

Não era preciso o áudio vazado do confessionário para sabermos que Lucas tinha problemas com bebida. As festas mostravam isso claramente. Ele colocava pra fora questões mal resolvidas que trazia de fora da casa e muitas potencializadas pelo comportamento de outros participantes com ele. Mas isso não o torna um monstro descontrolado.

Não foi o único motivo, mas o estopim para a saída de Lucas do BBB 21 foi um caso absurdo de bifobia, puxando por uma psicóloga lésbica e militante, mas abraçado por muitos outros da casa. O primeiro beijo gay masculino do BBB deveria ser celebrado, mas segundos depois foi motivo para uma nova pressão psciológica desumana para cima de Lucas, não obstante a pressão que ele já se colocava ao se assumir bissexual publicamente no programa.

Leia também: Cinco erros sobre bissexualidade que pessoas cometem com frequência

Dentre as coisas que falava, muitas vezes sem conseguir organizar suas ideias ou se expressar da melhor forma por conta da bebida, Lucas repetia que de onde vinha se assumir não era fácil. Falou inclusive do peso que seria a família descobrir.

Claramente ele precisa de acolhimento neste momento, mas recebeu um ataque de quem o acusava de “usar uma pauta coletiva”. Curiosamente o ataque partia de Lumena, uma participante que se apropria de causas importantes para se achar no direito de julgar os outros. Isso sem falar que, assim como o racismo, sua atitude mostrou ontem que a pauta que ela diz defender não é praticada por ela.

Ser bissexual é frequentemente sinônimo de ataque por parte inclusive da comunidade gay ou lésbica. O que vimos ontem é reflexo do que acontece aqui fora. O problema é que partiu de uma psicóloga militante para cima de um jovem claramente ainda construindo a sua personalidade. Era pra ser um beijo libertador, se tornou um monstro tão grande que ele não aguentou.

Leia também: Anitta fala sobre bifobia ao revelar crush por Arthur do BBB 21

Não é a primeira vez que Lumena usa seu discurso militante para atacar outro participante. Também não foi a primeira vez que ela faz isso agindo justamente contra tudo que a pauta prega. A base da pauta LGBTI+ é acolhimento e respeito. Tudo que ela não teve por Lucas.

O BBB 21 tinha tudo pra ser uma edição histórica e importante com o elenco mais diverso que o programa já teve. Mas com apenas duas semanas, o pesadelo aconteceu: Participantes que carregam essas pautas como militantes se tornaram um desserviço para a luta.

Há quem esteja preocupado com o cancelamento desses participantes (incluindo o programa – já que o jogo da discórdia tocou no assunto). Eu me preocupo de fato com o cancelamento que lutas históricas importantes como racismo e lgbtfobia poderão sofrer por conta da atitude de alguns participantes na casa.

Foto: Reprodução TV Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *