Desde que saiu do armário em 2010, Ricky Martin fala sobre sua sexualidade em diversas entrevistas. Mas os questionamentos sobre sua vida passada continua, como o fato de quando namorou mulheres. Mas, em resposta a revista People afirmou que havia química de verdade.
O astro que apareceu para o mundo integrando a boy band Menudo em 1984, ressurgiu com força em 1999, quando no Grammy apresentou seu sucesso “Living La Vida Loca”. Mas seu rebolado no palco acabou trazendo a tona questionamentos sobre sua sexualidade e o aumento da ansiedade na vida do artista.
Até sair do armário em 2010, era rotina em sua vida diária o nervosismo sobre o assunto. Segundo Ricky ele estava confuso. “Eu sou gay? Eu sou bissexual? Estou confuso? O que eu sou?”, comentou na entrevista.
Durante os anos 90 e 2000 ele namorou “muitas mulheres”, como salientou ao entrevistador. O passado é constantemente questionado se não era apenas uma vida amorosa fake pensada em sua imagem.
Muitas pessoas disseram, ‘Rick, você estava tentando provar a si mesmo, por causa da fama e de ser um símbolo sexual.’ Bem, sim, poderia ser. Eu não sei. Sexualidade é algo complicado. Não é preto e branco. É cheio de cores. Quando eu estava namorando mulheres, eu estava apaixonado por elas. Você não pode fingir química – a química estava lá com elas. não enganando ninguém.
Ricky Martin afirma que quando namorou mulheres estava apaixonado por elas
Mesmo assim eram comuns os rumores sobre sua sexualidade. Um episódio em especial é destacado pelo cantor: A invasiva entrevista para Barbara Walters em 2000 . A apresentador foi direta: “Você poderia parar com esses rumores. Você poderia dizer: ‘Sim, sou gay ou não'” (confira o trecho da entrevista no vídeo abaixo).
Mas na época ele não se sentia pronto para se assumir publicamente e respondeu ao questionamento com nervosismo: “Eu simplesmente não estou com vontade”. O constrangimento foi tão visível que em 2010, Bárbara admitiu que a pergunta havia sido “inadequada”.
Quando ela soltou a pergunta eu me senti violado porque simplesmente não estava pronto. Fiquei com muito medo.
Ricky Martin relembra o questionamento sobre sua sexualidade em uma entrevista em rede nacional
O astro afirma que hoje talvez fizesse diferente. “Teria sido ótimo porque quando eu saí, foi incrível”, afirmou. Mas lembra que a ausência de representatividade LGBTI+ em sua adolescência foi decisiva para esse momento de dificuldade em se assumir.
“Há muitas, muitas crianças por aí que não têm alguém por quem se espelhar. Tudo o que elas têm ao redor são pessoas dizendo a elas: ‘O que você está sentindo é ruim’.”, se solidariza Ricky. Faz questão de afirmar que ninguém é obrigado a sair do armário: “Se você tem um ovo e o abre por fora, só sai a morte”. Mas aconselha: “Mas se o ovo se abre por dentro, a vida sai”.