Depois de uma pausa causada pela pandemia, o Recifest, festival de cinema LGBT de Recife, volta em formato online. Serão exibidos 30 curtas de todos o Brasil de amanhã (26/03) a 31/03.
Leia também: Aplicativo Scruff apresenta mostra de curtas LGBT brasileiros
Três mulheres trans do Recife serão homenageadas: Elza Show, Sharlene Esse e Raquel Simpson. A oitava edição do Recifest terá, além da mostra competitiva (serão eleitos por juri e por voto popular os melhores filmes nacionais e pernambucanos), terá ainda a exibição de um longa-metragem, oficinas e rodas de diálogos.
Ao contrário dos anos anteriores, esta edição do festival de cinema LGBT de Recife contemplará todas as obras com o pagamento dos direitos pela exibição no festival. Desta forma, os curtas vencedores não receberão premiação em dinheiro.
Além da exibição dos filmes, o Recifest promoverá também debates online. Entre eles terá o da noite de abertura (26/03), com todos os realizadores das mostras competitivas, equipe e curadores. No dia seguinte (27/03), Alessandra Nilo, Indianarae Siqueira, Robeyoncé Lima, Sra Santos e Wellington Pastor conversam sobre ‘Transexualidade na terceira idade, direito à moradia e políticas públicas”. Um debate com os diretores do longa ‘Canto dos Ossos’ também está previsto.
O Recifest é uma realização das produtoras Olinda Produções e Casa de Cinema de Olinda, com incentivo da Lei Aldir Blanc, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco. A programação completa, e também link para inscrição nas oficinas está no site oficial.