Pelo vigésimo quarto ano, às opressões e a carência de apoio público e privado, inclusive financeiro, a Parada gay do Rio sairá na orla de Copacabana para celebrar o orgulho LGBT. No domingo, 22 de setembro, a partir das 11h, uma multidão irá colorir as ruas do bairro.
O tema dessa edição é “Pela democracia, liberdade e direitos: ontem, hoje e sempre” e faz referência aos 40 anos do movimento LGBTI no Brasil e 50 anos da Revolta de Stonewall, em Nova Iorque. Organizada pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, a Parada do Orgulho LGBT do Rio vem com o desafio de aliar festa, exaltação às liberdades individuais, o respeito à diversidade e a conscientização para que seja cumprido o recente entendimento do Supremo Tribunal Federal, que equiparou ao racismo à discriminação e à violência contra LGBT.
Para isso um conjunto de atrações artísticas, ações de prevenção às IST/HIV/Aids e educativas sobre direitos LGBTI+ estão previstas durante a Parada Gay do Rio. Entre os serviços que o voluntariado prestará durante a marcha, estão as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e Aids. O GAI distribuirá ainda 60 mil preservativos femininos e masculinos, gel lubrificante e folhetos informativos sobre prevenção. Ainda haverá vacinação contra a Hepatite B. As ações são uma parceria com a Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área Programática – CAP 2.1 da Secretaria Municipal de Saúde e a Gerência DST / Aids, Sangue e Hemoderivados da Secretaria Estadual de Saúde.