Uma notícia para se comemorar. O número de novos casos de HIV no Reino Unido é o menor em 22 anos. A Public Health England divulgou que foram 1.700 novos casos em 2019, uma queda significativa se comparado a 2011, quando foram 2.700.
O número mais baixo de novos casos de HIV desde 1998 é apontado pelos especialistas como consequência das novas medidas de saúde pública no Reino Unido, em especial a disponibilização da PrEP.
Testes de HIV frequentes, a oferta de PrEP entre aqueles com maior risco de HIV, juntamente com tratamento imediato entre aqueles diagnosticados, continuam a ser fundamentais para acabar com a transmissão do HIV até 2030.
Dra. Valerie Delpech, chefe da Vigilância do HIV na Public Health England, comenta o número baixo de novos casos de HIV
Leia também: Estudo mostra que PrEP injetável pode diminuir índice geral de transmissão do HIV
O país começou a disponibilizar a Profilaxia Pré-Exposição em 2017. No início deste ano, o Serviço Nacional de Saúde do país divulgou ampla disponibilidade de tratamento anti-HIV, gratuito para os pacientes.
Mas a Dra. Valerie fez uma importante ressalva. Para ela, é preciso urgente abordar a desigualdade na redução da transmissão do HIV que existem em torno da sexualidade, etnia e geografia.