As críticas no ano passado pela ausência de indicações de atrizes trans parecem ter surtido efeito e história foi feita com MJ Rodriguez indicada ao Emmy de Melhor Atriz Principal em drama, por seu trabalho em Pose. Os vencedores de todas as categorias da premiação serão conhecidos em 19 de setembro.
O reconhecimento veio justamente na última temporada da icônica série. Apesar da produção ter sido indicada ao prêmio e ter rendido a Billy Porter o troféu de melhor ator principal de drama (quando se tornou o primeiro negro gay a receber o prêmio), ano passado fortes críticas foram feitas a ausência de indicação de atrizes trans no Emmy.
Leia também: Elenco de Pose se despede de forma emocionada da série
Na época, Steven Canals, que criou Pose ao lado de Ryan Murphy e Brad Falchuk, fez um desabafo usando exatamente MJ Rodriguez como exemplo. “O que Mj Rodriguez tem que fazer, além de mostrar seu coração e derramar sua alma em todas as malditas cenas, para obter uma indicação de Melhor Atriz?”, questionou.
MJ se torna a terceira pessoa trans a ser indicada ao Emmy em categorias de atuação. No ano passado, a atriz e cineasta Rain Valdez recebeu uma indicação de Melhor Atriz em Curta Comédia ou Série Dramática por “Razor Tongue”; e, anteriormente, Laverne Cox fez história quando foi a primeira atriz trans indicada ao Emmy por “Orange Is the New Black”. Mas nenhuma das indicações era no papel principal.
Concorrem na categoria de melhor atriz principal de drama este ano, ao lado da estrela de Pose, Uzo Aduba, Olivia Colman, Elizabeth Moss, Jurnee Smollett e Emma Corrin. Pose ainda recebeu outras indicação ao Emmy este ano: Série de Drama, Ator Principal de Drama (Billy Porter) e Diretor (Canals).