Uma pesquisa feita pelo Booking.com com mais de 5 mil viajantes em 25 países mostrou os desafios que ainda enfrentamos no turismo LGBTQIA+. Divulgado hoje (23/06), o levantamento apontou que 82% dos LGBTs entrevistados já vivenciaram experiências desagradáveis ou desconfortáveis durante uma viagem.
Leia também: Pesquisa revela desafios do setor de hospedagem para acolher o turista LGBT
Para metade (52%) dos entrevistados, as viagens trazem um momento para relaxar e espairecer. Por isso, enfrentar uma realidade não acolhedora torna a experiência da viagem em traumática.
Mais da metade (55%) já passaram inclusive por discriminação durante uma viagem, seja pelos estereótipos (28%), por serem encarados, ridicularizados ou atacados verbalmente por outros viajantes (18%) e/ou moradores locais (17%). As experiência negativas são mais comuns (31%) quando essas pessoas saem em público.
A pesquisa revelou ainda que celebrar a comunidade LGBTQIA+ é determinante na escolha dos viajantes. A maioria (60%) tem mais chance de viajar para um destino que celebre a história e a comunidade LGBTQIA+ e 56% tem mais chance de selecionar destinos em que possam aprender sobre os aspectos históricos da comunidade LGBTQIA+.