A partir deste mês, a Japanese Airlines usará linguagem não binária em seus voos, em mais uma iniciativa de promover a inclusão e diversidade em seus serviços.
Leia também: Pride House de Tóquio será inaugurada no próximo mês
A frase “senhores e senhoras”, comumente usada em diversos momentos durante a viagem com a companhia aérea não será mais adotada. Seguindo o manual da empresa, esta frase era usada durante o embarque, a descida, o início dos serviço de bordo e em anúncios no portão de embarque. Tanto em voos internacionais quanto nos domésticos.
Agora, para incluir pessoas não binárias, será substituída por “todos os passageiros” ou frase semelhantes. Segundo a Japanese Airlines, a escolha pela linguagem não binária foi tomada “para evitar a alienação de clientes de minorias sexuais”.
Em 2014 a companhia aérea japonesa já tinha implementado uma “declaração de diversidade” para criar um ambiente mais diverso e inclusivo para os membros de sua equipe. Essas mudanças são significativas em um país em que, por exemplo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda não é permitido.
Outras companhias aéreas como a Air Canada e a EasyJet já mudaram as saudações para linguagem não binária anteriormente. Da mesma forma, os metrôs de Nova York e Londres também já fizeram a mudança.