Na última sexta (12/11), a Interpride, organização que reúne diversas Paradas do Orgulho LGBTQIA+ do mundo inteiro, anunciou que a World Pride 2024 será sediada em Taiwan. A segunda cidade mais populosa do país, Kaohsiung, venceu a disputa contra a capital norte-americana Washignton.
Clique na imagem acima e garanta seu ingresso no primeiro camarote LGBTQIA+ do carnaval de avenida do Brasil
Leia também: Valência receberá Gay Games 2026
Será a primeira vez que a World Pride será realizada em um país do Leste Asiático. O fato foi destacado por Julian Sanjivan, Co-Presidente da Interpride, ao celebrar o anúncio da sede de 2025.
Levar a World Pride para o Leste Asiático pela primeira vez criará um impacto significativo para a visibilidade e conscientização dos direitos humanos muito necessárias para a comunidade LGBTQIA+ lá, ao mesmo tempo que possibilita a participação de outros milhões de países vizinhos, incluindo China, Hong Kong , Japão, Coreia do Sul, Malásia, Cingapura, Tailândia, Filipinas, Vietnã e Indonésia.
Julian Sanjivan, Co-Presidente da Interpride, celebra anúncio da World Pride 2025 em Taiwan
Mais de 300 organizações membros em todo o mundo participaram do processo de votação que foi realizado online por conta das incertezas da pandemia. O principal evento LGBTQIA+ do mundo acontece a cada dois anos em uma cidade diferente e reúne, além da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em si, uma série de outros eventos culturais e uma Conferência de Direitos Humanos.
Este ano (2021) a World Pride foi realizada em Copenhage (Dinamarca) e contou pela primeira vez com uma delegação brasileira convidada para o Fórum de Direitos Humanos. A próxima edição será em Sydney, em 2023, que já anunciou boa parte de sua programação. O Gay Travel and Fun esteve presente nas edições deste ano e de 2019, em Nova York.
A primeira edição da World Pride aconteceu em Roma (2000). Jerusalém recebeu o evento em 2006 e Londres em 2012. Toronto recebeu o evento em 2014, Madrid em 2017, Nova York em 2019 e Copenhage em 2021.