A proximidade da invasão russa à Ucrânia fez com quem espiões usassem todas as ferramentas para coletar atualizações a respeito. Uma delas surpreendeu, já que o Daily Mail revelou que espiões britânicos usaram até o Grindr para conseguir informações da guerra com soldados russos.
A medida que as forças russas se mobilizavam na fronteira com a Ucrânia, os espiões do Reino Unido usaram de diferentes artifícios para saber detalhes da eminente invasão. Mensagens trocadas em sites como o VKontakte, conhecido como VK, que é o equivalente russo do Facebook, foram fundamentais para descobrir os planos de Putin.
Mas, uma fonte disse ao Daily Mail que outra fonte de informação foi o uso do aplicativo Grindr para conseguir informações da guerra com soldados russos. “Esses sites eram um tesouro para nossos espiões, o Grindr em particular. Soldados e aqueles envolvidos no esforço militar estavam particularmente desprotegidos”, comentou a fonte.
A fonte afirmou ainda que as descobertas foram compartilhadas com os ucranianos, “para ajudá-los da melhor maneira possível”. Mas que houve o cuidado de proteger as fontes e disfarçar alguns dos métodos usados pelos espiões britânicos.
Putin baniu a “propaganda gay” na Rússia em 2013, mesmo assim o aplicativo de pegação ainda é usado de forma discreta pelos russos. E como vimos, até mesmo em ambiente militar.