A Alemanha proibiu hoje (07/05) a Terapia de Conversão para menores de 18 anos. Em decisão da Bundestag, o parlamento alemão, ficou determinado que descumprir pode levar a prisão de até um ano e meio. Apesar da vitória, alguns partidos políticos alemães querem que a proibição seja estendida até 26 anos de idade.
A decisão ainda proíbe a Terapia de Conversão em pessoas adultas se for de forma involuntária, por coerção, ameaças ou engano. Ainda, qualquer publicidade para a prática também está vetada.
A homossexualidade não é uma doença. Portanto o termo terapia é enganador. Os jovens estão sendo forçados, portanto é muito importante que encontrem apoio na existência dessa lei. É um sinal claro que o Estado não quer que aconteça.
Jens Spahn, Ministro da Saúde da Alemanha, comentando a decisão
A tentativa de mudar a sexualidade ou a identidade de gênero de uma pessoa já provou ser responsável por afetar severamente a saúde mental do indivíduo exposto à chamada Terapia de Conversão. Já existe comprovação que essa prática aumenta a ansiedade, a depressão e os pensamentos suicidas.
Uma pesquisa realizada no Reino Unido, ano passado, mostrou que uma em cada cinco pessoas expostas a Terapia de Conversão tentou se suicidar. Outro estudo, de 2019, revelou que pessoas trans que foram submetidas a prática têm mais o dobro de chances de tentar suicídio.