A comunidade LGBTQIA+ acaba de ganhar um espaço importante na Inglaterra. Localizado no bairro londrino de King Cross, o Queer Britain é o primeiro museu LGBT em Londres. Apesar de inaugurado ontem (05/05), sua concepção e trabalho de preservação da memória LGBTQIA+ já existe há quatro anos.
Leia também: Walking Tour com drags é maneira divertida de conhecer Londres
Trata-se de um espaço verdadeiramente inclusivo, sem cobrança de entrada (mas recebe doações) e acessível por rampas e elevadores, que acolhe com orgulho a todos – aqueles que se identificam como parte da comunidade LGBTQIA+ e aqueles que não se identificam.
Para receber os primeiros visitantes, o primeiro museu LGBT em Londres apresenta a sugestiva exposição “Welcome to Queer Britain”. Durante 8 semanas será possível ver várias peças fotográficas de museus e exposições anteriores, incluindo obras de arte do arquivo Queer Britain (alojado anteriormente no Bishopsgate Institute). Junto há também material de uma exposição colaborativa anterior entre Queer Britain, Getty Images e M&C Saatchi; além de imagens da exposição “Chosen Family” de 2019, uma colaboração da Levi’s e o Queer Britain.
“Foi incrível acompanhar a jornada da Queer Britain desde a primeira ideia até a abertura do primeiro museu do Reino Unido dedicado às pessoas LGBTQ+”, celebrou Matthew Storey, curador da primeira mostra do museu LGBT em Londres, que completou: “Espero que as fotografias escolhidas reflitam a rica diversidade do passado e presente da comunidade LGBTQ+, enquanto olhamos para o futuro deste importante novo museu”.
O Queer Britain ainda possui uma loja com produtos do museu e livros com curadoria de Gay’s The Word. O primeiro museu LGBT em Londres está localizado na 2 Granary Square e abre de quarta a domingo das 12h às 18h.