Um estudo divulgado pela Emplifi, plataforma unificada líder global em Customer Experience, demonstrou que houve um maior engajamento das marcas com a causa LGBT este ano. O levantamento apontou ainda as marcas que tiveram melhor retorno de imagem.
Em especial no ano em que existe a ameaça do PL 504/20 (que propunha a proibição da veiculação de publicidade com pessoas LGBTI+), ver mais marcas engajando com a causa LGBT tem importância.
Analisando postagens no mês de junho, quando se celebra o orgulho LGBT, do ano passado e deste ano, o levantamento apontou que o número de posts relacionados ao tema feito por empresas nas redes sociais cresceu em 44%. Ainda, o engajamento com as postagens aumentou em 56% se comparado ao ano anterior.
Apesar de ainda ser a plataforma que entregou mais engajamento nos posts relacionados a causa LGBT, o Instagram viu uma queda de 83% para 75% na interação. Já o Twitter (de 2% para 6%) e o Facebook (15% para 19%) tiveram aumento nas interações.
Entre as marcas que mais tiveram interações em suas postagens ligadas ao Mês do Orgulho LGBTI+ se destacam as Casas Bahia, com propaganda que envolveu os ex-BBB Gil e Lucas; Burger King, que apostou nos colaboradores LGBTI+; Doritos, com o lançamento de mais uma edição do Doritos Rainbow; e Netflix.
Chama a atenção que a Casas Bahia teve mais retorno no Facebook, sendo a empresa com mais engajamento na plataforma (a empresa ficou em segundo lugar no Twitter e terceiro lugar no Instagram). O Burger King se destacou no Instagram, com o melhor engajamento na plataforma (ficou em terceiro lugar no Facebook e quinto lugar no Twitter), enquanto no Twitter o destaque ficou com o Doritos.