Um alerta foi dado no último dia 24/06, quando o uso de poppers no sexo foi contraindicado pela FDA, órgão de saúde norte-americano que controla o uso de medicamentos (equivalente a Anvisa no Brasil). Segundo a nota, em alguns casos pode levar até a morte.
No comunicado o FDA relata ter observado um “aumento nos relatos de mortes e hospitalizações” ligadas ao uso de poppers no sexo. A substância – vendida online e em lojas para adultos – é comumente usada para fins recreativos e para estimular o sexo. O produto é usado para relaxar os músculos durante o sexo e também para induzir um curto “barato”.
“Esses produtos contêm nitritos, que são substâncias químicas que não devem ser ingeridas ou inaladas, a menos que especificado / prescrito por um profissional de saúde”, alerta a nota.
A agência norte-americana cita alguns sintomas relacionados ao uso do poppers no sexo: fortes dores de cabeça, tonturas, aumento da temperatura corporal, dificuldade para respirar, quedas extremas na pressão arterial, problemas de oxigênio no sangue (metemoglobinemia) e morte cerebral após ingestão ou inalação.
Serviço de aconselhamento de drogas, o Talk to Frank afirma que o poppers pode deixar a ereção mais forte e os orgasmos mais intensos. Mas alerta que o uso do poppers no sexo diminui as inibições que levam as pessoas a correrem maiores riscos, como o não uso de preservativos.