Inspirada na série “Quem sou eu?”, que passou no Fantástico da TV Globo, o novo livro de Renata Ceribelli, junto com Bruno Della Latta, conta histórias reais de pessoas trans. “Trans – histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância” é da editora Globo Livros.
Dois anos após o fim da série, que ganhou o prêmio Vladimir Herzog, dado às melhores produções jornalísticas que tratam do tema da anistia e dos direitos humanos; os autores procuraram os personagens a atualizaram a história de vida de cada um no livro.
Fomos atrás de todos para saber que rumos suas vidas tomaram. Se os sonhos a curto prazo ficaram mais difíceis ou se realizaram; se o mundo que hoje acelera o acesso à informação está tratando melhor quem nasce transexual. Fizemos este trabalho para entender os efeitos que uma maior visibilidade na mídia está trazendo em suas vida.
Renata Ceribelli fala sobre seu novo livro, inspirado em série do Fantástico
O novo livro de Renata Ceribelli é um trabalho de pesquisa e entrevistas que quer mostrar ao leitor a realidade da vida de pessoas trans. Para isso, assim como na série pra TV, o livro contou com consultoria de Bárbara Aires, consultora de gênero que também é uma das personagens do livro.
O Brasil é o líder no ranking mundial de assassinatos de pessoas trans e também é a nação que mais consome pornografia trans no mundo. E por que eu apresento esses dois dados? Para mostrar o lugar em que a sociedade nos enxerga, e compulsoriamente nos coloca.
Bárbara Aires, consultora do livro, fala sobre a importância de discutir o tema
Bárbara acredita que a comunidade trans irá receber muito bem o livro e destaca o cuidado em ter uma pessoa trans como colega tanto na série para a TV quando agora para a construção do novo livro de Renata Ceribelli.
Para ela, foi fundamental que os escritores entenderam o lugar de escuta, refletiram sobre o que foi passado e o resultado final, tanto da série quanto do livro, só foi possível porque a equipe teve essa sensibilidade.