A primeira edição do Festival de Cinema LGBT Pajubá anunciou suas datas: 08 a 14 de março. O evento online e gratuito terá exibição de curtas, seminário, debates e masterclasses. Ainda, será finalizado com uma premiação.
Serão 35 filmes exibidos diariamente durante o Festival Pajubá, dos quais 30 foram selecionados entre os 272 inscritos em seleção prévia. Os curtas estão divididos em três mostras competitivas – Mostra Brasil Ficção, Mostra Brasil Documentário e Mostra Regional Fluminense (que promove exclusivamente criadores do estado do Rio de Janeiro) e uma mostra de curtas sobre importantes personalidades que usam sua arte, corpos e lideranças para promover a igualdade de direitos para a comunidade – Mostra Paralela Atraque.
Durante uma semana, público e um júri técnico poderão votar em seus curtas favoritos das mostras competitivas e ajudar a eleger os premiados deste ano em categorias como melhor filme, atuação e prêmio especial. Além dos troféus, os premiados ainda receberão os filmes em formato de acessibilidade.
A cerimônia de anúncio dos vencedores será exibida no dia 14 de março, com apresentação das drags Palloma Maremoto e Maybe Love, gravada seguindo todos os protocolos sanitários exigidos.
Mas o Festival de Cinema LGBT oferecerá ainda debates com os realizadores, seminários e masterclasses com temáticas como roteiro, criação de coletivos e políticas de visibilidade. Confira a programação completa no site oficial.