Sabe aquela máxima que muita gente precisou empreender por conta da pandemia? Airam Castro é um exemplo. O cenógrafo criou o “Bicha de Aluguel”, que oferece serviços de manutenção de reformas em geral, para auxiliar na sua renda, fortemente impactada pela Covid-19.
Em janeiro desde ano, Airam que trabalha desde os 15 anos resolveu empreender e abrir um bar. Mas, com a chegada da pandemia, viu seu investimento sofrer o impacto duramente: “Até trabalhei um tempo com delivery, mas a pandemia forçou o fechamento. As contas porém não paravam de chegar”.
Preocupado com a situação, que ainda estava agravada com a queda no serviço de cenógrafo, também por impacto da Covid-19, Airam teve um estalo quando estava ajudando uma amiga.
Ela postou que estava precisando alguém para instalar uma cortina. Um amigo em comum que eu ajudei a reformar o quarto me indicou. Quando estava fazendo o serviço acabou falando sobre o chuveiro que estava em uma condição bem ruim. Arrumei isso também. Aí já começou a falar sobre reformar o banheiro. Ela tem mais de 10 mil seguidores e quando postou sobre meu trabalho as pessoas começaram a me procurar.
Airam explica como surgiu o “Bicha de Aluguel”
Airam Castro criou o “Bicha de Aluguel” durante a pandemia
Apesar de não ser muito ligado as redes sociais, Airam percebeu que poderia falar sobre sua nova ideia através deste canal. Criou então o instagram @bichadealuguel e a iniciativa viralizou. “Criei o instagram em um domingo. Na segunda já começou a ser compartilhado e quando vi já estava com 1.500 seguidores”, lembra.
O serviço inspirado no “Marido de Aluguel” teve um empurrão da novela Fina Estampa, que estava reprisando na Globo no momento em que Airam teve a ideia, embora ele não soubesse disso. “Não sou noveleiro. Quando as pessoas começaram a falar que era tipo o Pereirão é que fui pesquisar quem era o personagem que elas estavam falando”, explicou para nossa reportagem.
Mas, apesar da novela ajudar a fazer as pessoas entenderem o que ele faz, Airam não se viu livre de pessoas que queriam algo mais. “As vezes recebo mensagens de assédio, me perguntam se é “serviço completo”. Nesse caso evito atender. Mas se já estiver na casa da pessoa fazendo o serviço, termino meu trabalho e vou embora, por mais que role uma indireta”, comenta.
Mesmo assim, Airam comemora o sucesso de seu novo empreendimento. A ideia deu tão certo que ele nos contou orgulhoso que já tem trabalhos agendados até fevereiro de 2021. O segredo, além de focar o atendimento em um segmento nichado – “Atendo LGBTs, mulheres e homens de mente aberta” -, Airam acredita que o cuidado de explicar ao cliente como foi seu trabalho também conta muito.
A maioria dos prestadores de serviço entram na casa da pessoa, fazem o trabalho e vão embora. Eu explico tudo o que fiz pra que o cliente fique sabendo o que foi realizado.
Airam acredita que o atendimento nichado e atencioso são a chave do sucesso
Qualidade do serviço e atendimento personalizado foram chave pro sucesso
Além de garantir sua renda em um momento tão complicado, o “Bicha de Aluguel” foi ainda a oportunidade de Airam ajudar a quem precisa. Ele oferece atendimento gratuito para negros e trans.
Tudo começou quando uma amiga pediu ajuda dele em um serviço que estava prestando para uma pessoa de baixa renda. Quando chegou ao local, Airam encontrou uma negra, mãe solteira de duas filhas de dois anos, que morava em situação precária. Foi então que ele teve a ideia de oferecer os serviços de forma gratuita para quem precisa de ajuda.
A gente vive numa bolha. Eu morei em favela, mas hoje estou na classe média. A condição em que aquela mulher morava me impactou muito. Percebi que era preciso ajudar. A pessoa precisa morar em um lugar legal.
Airam conta como surgiu a ideia do atendimento gratuito do “Bicha de Aluguel” para negros e trans
Foi então que ele reservou parte da sua agenda para serviços gratuitos. “Não me custa nada. Estou apenas usando a minha habilidade”, explicou. Mas ele nos contou que mesmo disposto a ajudar, não é tão simples: “As pessoas tem vergonha de pedir ajuda”.
Airam já foi até cobrado pela militância por não postar os atendimentos gratuitos. Mas explica: “Sei que preciso prestar conta, para não parecer que é apenas marketing. Mas não posso expor as pessoas. Por isso, só posto, seja um trabalho gratuito ou não, quando o cliente se sente confortável com isso”.
Airam faz atendimento gratuito para negros e trans
Trabalhando desde agosto com o “Bicha de Aluguel”, nos contou que a melhor parte de seu novo trabalho é ver a alegria das pessoas quanto entrega o serviço. “Para mim é algo simples, mas vejo a felicidade da pessoa que está grata por eu fazer algo que ela precisava ou queria há muito tempo”.
Airam Castro mora e trabalha em Florianópolis. Quem tiver interesse em seus serviços pode fazer contato através do whatsapp que está na conta do instagram.
Parabéns ao Airam por dar visibilidade à mais uma face dos gays: a face da solidariedade e nobreza de caráter . Tomara que seu trabalho e exemplo se multipliquem para todo país. Ao editor, cumprimentos pela excelente idéia de “dar a luz” a essa pessoa maravilhosa. Que as forças do Bem recompense a todos.