Ontem (24/08), no que seria o aniversário de 75 anos de Marsha P. Johnson, o East River State Park passou a se chamar Marsha P. Johnson State Park. O local passará por uma reforma e melhorias com o maior investimento desde a sua inauguração.
Este é o primeiro parque em Nova York estadual a homenagear uma pessoa LGBTI+ e uma mulher transexual negra. Para isto, estão sendo instaladas obras de arte públicas celebrando a vida da ativista e seu papel no avanço dos direitos da comunidade.
Marsha P. Johnson foi uma das primeiras líderes do movimento LGBTI+ e só agora está recebendo o reconhecimento que merece. Dedicar este parque estadual para ela garantirá sua memória e manterá vivo seu trabalho de luta por a igualdade.
Andrew M. Cuomo, governador de Nova York, ao anunciar novo parque em Nova York
Leia também: Documentário sobre Marsha P. Johnson debate a invisibilidade trans na comunidade LGBT
Já foram instalados cercas coloridas no portão principal da North 8th Street na Kent Avenue e a esquina da North 7th Street com a Kent Avenue, refletindo o fato de Marsha ser conhecida por se adornar com flores coloridas. Placas contando a vida da ativistas e seu papel na promoção dos direitos LGBTI+ e tratamento para pessoas que vivem com HIV também já estão no novo parque de Nova York.
Foram anunciadas ainda as melhorias a serem incluídas até metade do próximo ano: Um centro educacional, uma galeria celebrando a vista da ativista e material sobre o movimento LGBTI+, além da revitalização de todas as instalações do local com temática que acompanhe o novo nome do parque.
Defensora da comunidade LGBTI+, Marsha P. Johnson foi fundadora da Frente de Libertação Gay, ativista da ACT UP e co-fundadora da Street Travestite Action Revolutionaries.