Você sabia que hoje (31/07) é o Dia do Orgasmo? A data foi criada no Reino Unido, em uma ação de sex shops para aumentar as suas vendas. Mas, já que foi institucionalizada, que tal comemorar? Pra te ajudar, contamos mitos e verdades de alimentos que ajudam no sexo.
Segundo o nutrólogo Allan Ferreira, do Hospital Anchieta de Brasília, existem poucos alimentos com ação comprovada na melhora do desempenho sexual. Mesmo assim, alguns têm forte ligação no imaginário com o ato sexual, como morango e chocolate. Por isso, mesmo sem comprovação científica, podem ser estimulantes e entrar na lista de alimentos que ajudam no sexo.
Porém o especialista alerta que alguns outros, como vinho, podem acabar tendo o efeito contrário. Por ter um efeito sedativo podem acabar prejudicando o desempenho sexual.
Para você não errar na comemoração do Dia do Orgasmo, e para usar em qualquer outro dia, listamos mitos e verdades sobre alimentos que ajudam no sexo.
Alimentos mais leves, e bem temperados, cheirosos tem seu efeito estimulante, ajudando a aguçar os sentidos. Carnes leves (como peixe), temperados com pimenta e/ou gengibre, acompanhados de uma sobremesa com chocolate e morangos, pode ser uma boa pedida.
Allan Ferreira, nutrólogo do Hospital Anchieta de Brasília
Castanhas e nozes ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, o que contribui para o aumento da libido. Logo, entram na lista de alimentos que ajudam no sexo. Já as ostras não tem comprovação científica que funcionam. O que poderia levar à este benefício é o fato das ostras serem ricas em zinco, mineral responsável pela regulação da testosterona, mas Allan explica que só teria esse efeito penas no paciente com deficiência de zinco.
Outro alimento que muitos acreditam ajudar é o chocolate. Alguns estudos levantam a hipótese da cafeína e outros estimulantes presentes no chocolate dar um pouco de vigor para quem estiver cansado e assim contribuir para a libido, mas não houve conclusão nenhuma.
Se você quer, literalmente, apimentar a sua relação sexual, coloque na sua lista de alimentos que ajudam no sexo a pimenta. Ela gera reações fisiológicas no corpo como, por exemplo, transpiração, aumento da frequência cardíaca e da circulação sanguínea. Este efeito estimulante pode ajudar na excitação e apetite sexual.
A estimulação olfativa e gustativa ajudam a aguçar nossos sentidos. Por isso, usar Alcaçuz, Canela ou Cravo em uma sobremesa ou mesmo para aromatizar um jantar romântico pode ter efeito estimulante na libido.