A segunda feira foi de apreensão, mas, ao menos por enquanto, o final é feliz. A reintegração de pose da Casa Nem foi suspensa. O local que abriga LGBTs em estado de vulnerabilidade fica em Copacabana, no Rio de Janeiro.
O pedido de reintegração de pose foi feito pelos proprietários do prédio. A Casa Nem já foi despejada do prédio que ocupava na Lapa em dezembro de 2018. Desde 2019 o projeto ocupa um prédio que estava abandonado na Rua Dias da Rocha.
Uma decisão inicial da 15ª Vara Cível do Rio havia marcado para hoje a reintegração de pose. Na decisão, a juíza Daniela Bandeira de Freitas argumentava que “o imóvel não possui condições suficientes e adequadas de habitabilidade, e que apresenta riscos para os próprios ocupantes”.
Leia também: Documentário sobre Indianara, fundadora da Casa Nem
Segundo informações do site G1, a suspensão da reintegração de pose da Casa Nem se deu porque não houve entendimento sobre novo lugar para abrigar grupo LGBTS. A defesa do grupo que ocupa o local argumenta que a ordem de reintegração de posse é considerada “ilegal e desumana” e fere o decreto que proíbe o despejo durante a pandemia da Covid-19.