Uma pesquisa do Instituto Gallup demonstrou que para os americanos é mais aceitável o consumo de álcool e maconha do que ser gay. Apesar disso, o apoio ao relacionamento entre pessoas do mesmo sexo aumentou ao longo dos anos.
Realizado entre 01 e 13 de maio por telefone, o levantamento demonstrou que 66% dos americanos consideram moralmente aceitável o relacionamento entre dois homens ou duas mulheres. O número é inferior ao consumo de álcool (86%) e de machona (70%). Métodos contraceptivos (90%), Divórcio (77%), sexo entre homem e mulher não casados (72%) e jogos de azar (71%) também foram moralmente mais aceitos do que ser gay.
Vale ressaltar que a pesquisa não questionou se os respondentes achavam as questões ilegais, mas apenas moralmente aceitável. Ter um filho fora do casamento e pesquisas com células-tronco de humanos têm os mesmo 66% de aceitação, segundo a pesquisa.
Quando separada por ideologia, ser gay é aceitável mais para liberais (84%) do que conservadores (43%). Curiosamente, para os conservadores, traição com sexo fora do casamento (55%), fumar maconha (51%), consumir álcool (82%), comprar roupas de pele de animal (63%) e até a pena de morte (67%) são mais aceitáveis do que ter um relacionamento gay.
Mas, de uma forma geral, a aceitação gay aumentou nos últimos anos. Em 2001, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, a aprovação era de 40%. Somente em 2010 a maioria dos pesquisados passou a aprovar ser gay (52%).