Se faltava argumento para mostrar que o carnaval do Rio é considerado um dos mais friendlys que existe, pesquisa realizada pela ESPM Rio mostra que os dois blocos considerados melhores pelos entrevistados são conhecidos por ser LGBT.
Com 21% dos votos dos 947 cariocas que frequentaram blocos ou eventos de Carnaval na cidade entrevistados pela pesquisa, o Toco Xona, primeiro bloco LGBTQIA+ do Rio, formado por mulheres há 13 anos, foi considerado o melhor do Rio. Com 19% dos votos, o segundo lugar ficou com o Amigos da Onça.
Os quesitos mais bem avaliados pelos foliões sobre o Toco Xona foram animação (62%), seguido por banda/música (54%). Para 72% dos entrevistados, a segurança é o item principal que precisa melhorar.
Outros aspectos importantes do carnaval de rua do Rio foram levantados na pesquisa da ESPM. Quase 90% dos entrevistados disseram consumir bebida/comida durante a folia nos blocos. Cerca de metade deles gastaram entre 21 e 50 reais em cada bloco. E como o carnaval de rua é bem criativo, 42% vão ao Saara fazer a compra de acessórios e fantasias.
Para o próximo ano a perspectiva é boa, já que 62% dizem que vão aproveitar o Carnaval de rua do Rio em 2021. E pretendem levar os amigos juntos, uma vez que essa é a companhia preferida para 80% dos entrevistados.
Para os foliões, os blocos de rua garantem a animação. 55% frequenta quarto ou mais blocos, 60% já curtiram quatro ou mais carnavais no Rio e apenas 14% também compareceram ao Sambódromo
Confira abaixo a lista dos melhores blocos do Rio segundo a pesquisa:
Toco Xona (21%)
Amigos da Onça (19%)
Cachorro Cansado (18%)
Bangalamumenga (18%)
Cordão do Boi Tolo (18%)
Sargento Pimenta (16%)
Carmelitas (15%)
Orquestra Voadora (15%)
Foto: Instagram Toco Xona