Foi lançado na noite da última quarta (04/12) a edição de 2020 do Azulejo da Câmara LGBT. Para a nova edição o artista convidado para imprimir a sua marca na peça foi a cartunista Laerte Coutinho. O lançamento aconteceu no Castro Burger, em São Paulo.

Desde 2016, quando a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil retomou suas atividade, anualmente um azulejo é produzido para ser entregue a estabelecimentos, entidades e pessoas se declarem de forma voluntária respeitosos à diversidade. A peça tem sempre o formato 20 x 20cm e traz obrigatoriamente a frase “Aqui respeitamos a diversidade” em português, espanhol e inglês, o logotipo da entidade, o ano e a assinatura do designer. Segundo Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT, o objetivo não é ser um selo, mas sim premiar atos declaratórios voluntários de respeito a diversidade.

Para 2020, Laerte Coutinho foi a convidada para imprimir a sua marca no azulejo da Câmara LGBT. Laerte é autora de quadrinhos, cartuns e charges. Foi uma das criadoras da revista Balão (quadrinhos) e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos).  Publicou seu trabalho n’O Pasquim, n’O Bicho, no Estado de São Paulo, na Folha de São Paulo, em várias revistas. Foi autora da revista Piratas do Tietê – também o nome da tira diária que produz. Participou da redação de programas de tevê da Rede Globo: “TV Pirata”, “TV Colosso”, “Sai de Baixo”. Apresentou o programa “Transando com Laerte”, no Canal Brasil. Participou do curta “Vestido de Laerte”, de Claudia Priscila e Pedro Marques e do longa “Laerte-se”, de Lygia Barbosa e Eliane Brum.

A arte de Laerte para a edição 2020 do azulejo é um primor e tem o DNA da artista. Ter a assinatura desta cartunista nesta arte é uma honra e um privilégio para nós além de ser um presente para nossos associados parceiros e amigos

Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT, sobre a escolha da cartunista Laerte Coutinho para assinar o azulejo de 2020

A primeira edição do azulejo da Câmara LGBT, criado em 2016, foi feita coletivamente, sem assinatura de um artista. Mas já desde 2017, anualmente um convidado assina a arte da peça colecionável. Naquele ano foi feito por Weider Silvério, que optou por uma arte mais clássica para emoldurar do respeito à diversidade. Em 2018 o designer Fause Haten assinou o azulejo da Câmara LGBT que teve o desenho inspirado em formas e seres singulares, que vão se misturando e dando origem a novas formas e cores. Em 2019 o designer mineiro Ronaldo Fraga desenhou a peça que foi recorde de distribuição e a mais desejada até então. O mestre da moda nacional e também de ilustrações trouxe seu traço marcante e as referências de um Brasil plural, leve e divertido das suas coleções para o azulejo.

O lançamento da edição de 2020 foi realizado no Castro Burger, primeira entidade a se filiar à Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil que tem um projeto de inclusão que é exemplo na cidade de São Paulo. Luiz Felipe Granata, proprietário do estabelecimento, recebeu das mãos de Ricardo Gomes a primeira peça do azulejo da Câmara LGBT 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *