A cidade de Valência, na costa sudeste da Espanha, receberá o Gay Games 2026. A cidade derrotou outras setes finalistas – Auckland, Brisbane, Guadalajara, Munique, San Diego, Taipei e Toronto – e um total de dezenove cidades candidatas.
Clique na imagem acima e garanta seu ingresso no primeiro camarote LGBTQIA+ do carnaval de avenida do Brasil
Valência receberá a bandeira cerimonial dos Gay Games de Hong Kong, que sediará em novembro de 2023 a próxima edição da “Olimpíada Gay”, depois do adiamento por conta da pandemia.
Estamos muito entusiasmados por ir para lá [Valéncia] em 2026. Como alguém que participou de uma equipe de licitações (Londres, 2018), conheço a dor de não vencer e quero reconhecer nossos outros finalistas. Dito isto, sentimos que Valência trará uma dimensão rica aos Jogos e, sendo esta a primeira vez que se realizam Jogos em Espanha, terá um impacto positivo na cidade.
Joanie Evans, copresidente da Federeação do Gay Games, celebra a escolha de Valência como cidade sede do Gay Games 2026
Chamou a atenção o número de cidades candidatas a receber o Gay Games 2026. Vinte candidaturas foram apresentadas, incluindo uma brasileira. Além de São Paulo, se apresentaram para ganhar o direito de sediar o evento: Brisbane, Toronto, Munique, Dublin, Guadalajara, Amsterdam, Auckland, Lisboa, Cidade do Cabo, Durban, Valência, Taipei, Liverpool, Austin, Forte Lauderdale, Minneapolis, Nova Orleans, San Diego e Seattle.
Conhecia como “Olimpíada Gay”, a primeira edição do Gay Games foi realizada em São Francisco, em 1982. As outras edições foram em São Francisco (1986), Vancouver (1990), Nova York (1994), Amsterdã (1998), Sydney (2002), Chicago (2006), Colônia ( 2010), Cleveland + Akron (2014) e Paris (2018)