A Amazon colocou o filme chileno “El Principe” na lista de filme banidos. Sem justificar a censura, a empresa se vê novamente envolvida em uma polêmica por conta de cenas de sexo gay. Em maio a Amazon Prime teria cortado cenas que mostravam o ato sexual entre dois homens de “God’s Own Country”, embora depois tenha explicado não ter sido a responsável pelos cortes.
“El Príncipe” conta a história de Jaime, interpretado por Juan Carlos Maldonado, que vai parar na prisão depois de esfaquear seu melhor amigo, no que parece ser um ataque de ciúmes. Após sua chegada ao presídio se torna amante de um dos líderes da cadeia em um relacionamento perigoso.
Com cenas de sexo gay e direito a nudez frontal, o filme para muito contorna a pornografia. Em certos pontos os atores parecem até ficar excitados em algumas cenas. Mas, segundo os críticos, o objetivo de “El Prínicpe” não é excitar, mas falar sobre contradições masculinas como a obsessão sobre o tamanho do pênis, o número de parceiros sexuais, entre outros assuntos.
Ousado, o filme chileno chegou a ser premiado em alguns festivais. Mesmo assim, a Amazon decidiu banir de seu catálogo. A censura está sendo criticada já que ninguém é obrigado a assistir o filme se sentir incomodado com o mesmo, mas proibir o cliente que deseja acessar o conteúdo é apontado como uma media autoritária. De qualquer forma, “El Principe” está disponível através da AppleTV, Vimeo and Fandango Now.
Confira abaixo o trailer: