Vencer o programa não foi o principal desafio para Riyad Khalaf, vencedor do Masterchef Celebridade britânico. Mais que bater os outros candidatos pelo título do reality de gastronomia, o irlandês revelou em entrevista do Women’s Hour Podcast, da BBC, que seu momento mais tenso foi se assumir para o pai.
Durante os 15 primeiros anos de vida de Riyad, ele e seu pai foram melhores amigos, tanto que se autodenominavam “dois mosqueteiros”. Tudo mudou quando ele percebeu que era gay. Como seu pai tinha uma criação muito tradicional, o vencedor do Masterchef teve medo da reação.
Eu não sabia se seria expulso e ficaria sem-teto, ou se meu pai tentaria me matar pela honra.
Riyad Khalaf, vencedor do Masterchef, conta sobre medo de se assumir para o pai
Khalaf “saiu do armário” primeiro para a sua mãe, depois que ela descobriu pornografia gay no computador da família. Ela manteve o segredo do filho e se tornou confidente de Riyad.
Nove meses depois, o vencedor do Masterchef criou coragem de se assumir para o pai., com um bilhete simples entregue durante um jantar que dizia “Eu sou gay”. Segundo Riyad, a cabeça do patriarca ficou “girando como uma máquina de lavar”, ainda mais quando ele conversou com os familiares que não via desde a fuga do Iraque por conta da guerra.
Os familiares do pai disseram que ele deveria “mudar” seu filho e até sugeriram que Khalaf fosse enviado à Síria, onde seria submetido a terapia de conversão, também conhecida como “cura gay”. Foi então preciso uma conversa entre seus pais, para que a mãe mostrasse os erros da conduta do pai.
O resultado foi que Riyad voltou a ser próximo a seu pai, que aceitou até mesmo em aparecer na TV em eventos que celebram o orgulho LGBTI+. Ambos são inclusive coautores de um capítulo sobre pais de crianças gay no livro que o vencedor do Masterchef escreveu.