Acaba de ser anunciado durante o Encontro Anual da InterPride (associação das Paradas do Orgulho LGBT do mundo), que está acontecendo em Athenas – Grécia, que a cidade de Sydney irá sediar a World Pride 2023.
Em um ano histórico para a organização, que em junho celebrou a World Pride em Nova York, comemorando os 50 anos da Revolta de Stonewall, a conferência reafirmou a importância do evento que acontece de dois em dois anos. Criada em 2000, em Roma, a World Pride teve ainda edições em Londres (2012), Toronto (2014) e Madrid (2017). A próxima edição, em 2021, será em Copenhagen, capital da Dinamarca.
A World Pride 2023 chegará ao país que celebra o carnaval gay mais famoso. Será a data em que o Sydney Mardi Gras completará 45 anos, assim como celebrará os 50 anos do primeiro Gay Pride Week australiano. Para ter noção da dimensão do evento, o Sydney Mardi Gras 2018 teve mais de 100 eventos com uma audiência de mais de 600 mil pessoas no total, sendo 500 mil apenas na parada. Esta será a primeira vez que o hemisfério sul receberá a World Pride. A data para a celebração da World Pride 2023 será entre 24 de fevereiro e 04 de março.
LEIA TAMBÉM: Um roteiro pela Sydney Gay
Em sua apresentação da candidatura, Sydney prometeu 17 dias de festa para celebrar a World Pride 2023, incluindo Concerto de Gala, Sunset Party na famosa Bondi Beach, Sissy Ball com apresentação de Vigue Houses locais, além de um Festival Cultural. A expectativa dos organizadores vai além do território australiano. Em sua candidatura para a World Pride 2023 mostraram a importância da realização do evento para os países da Ásia-Pacífico, muitos com histórico de perseguição a comunidade LGBT, além de encorajar mais países do hemisfério sul a se candidatar para receber o evento.