A Secretaria de Turismo e Viagens (Setur), junto com mais sete secretarias do Governo do Estado de São Paulo, e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram nesta terça-feira (01/06) acordo de cooperação para promover ações conjuntas pelo turismo inclusivo. O encontro, no Palácio dos Bandeirantes, marcou o inicio do mês do Orgulho LGBT no Estado.
O objetivo do acordo é promover São Paulo nos mercados nacional e internacional por meio da atividade turística e de viagens, reforçando a tolerância, a cidadania, criando novos fluxos econômicos e o incentivo à geração de empregos. Prevê também treinamentos e o lançamento, em 2021, do Mapa da Diversidade, com informações sobre todo o Estado.
Viajar é o próprio exercício da cidadania e da convivência harmoniosa, que tem por base o respeito.
Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo e Viagens, celebra o acordo com a Câmara LGBT
No termo entre as secretarias, que alinha as iniciativas governamentais, além de Turismo e Viagens, assinam Justiça e Cidadania, Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Direitos da Pessoa com Deficiência e Cultura. Entre as ações de governo destacam-se a ativação de redes diplomáticas, a tradução de materiais sobre os destinos, a atração de multinacionais e novas estratégias de geração de empregos no turismo.
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, assinará um termo de cooperação técnica para elaborar campanhas sobre respeito à diversidade, capacitações de gestores públicos sobre atendimento e segurança dos LGBTs, e divulgar a Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune administrativamente a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero. Com essas ações, além da cidade de São Paulo, que oferece lugares específicos para a população LGBTI+, todo o Estado poderá contar com os mesmos serviços.
O estado de São Paulo possui diversos destinos incríveis que podem ser explorados como forma de gerar emprego e renda. Com essa iniciativa, vamos criar um ambiente seguro para os turistas e também disseminamos a cultura do respeito
Fernando José da Costa, secretário da Justiça e Cidadania, comenta a importância do acordo
Segundo a Organização Mundial do Turismo, o Turismo LGBTI+ é o nicho mais rentável. Dados da última pesquisa realizada pela Consultoria Out Now/WTM, apontam que o segmento movimentou USD 218,7 bilhões em 2018, sendo que o Brasil é o segundo mercado em movimentação com USD 26,8 bilhões, ficando atrás apenas dos EUA.
A assinatura desse acordo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo é extremamente importante. Com a sinergia entre as outras secretarias que assinam o protocolo de intenções poderemos avançar também em várias frentes gerando negócio, empregos, renda e divisas. Vamos implementar ações, estratégias e projetos visando o atual momento e também a melhora da receptividade do turismo LGBTI.
Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, fala sobre as ações que serão feitas a partir da assinatura do acordo
O acordo de cooperação tem validade de 5 anos e anualmente será desenvolvimento um plano de trabalho para pautar as ações, projetos e estratégias. Uma das ações do plano de trabalho é a realização da 5ª edição da Conferência Internacional da Diversidade – Empresas, Cultura e Turismo LGBT que acontece, novamente de forma online, como no ano passado, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.